Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MP determina afastamento de servidor irregular na Câmara de Bom Jesus

Segundo ação civil pública, um servidor que não integra os quadros de agentes públicos efetivos foi nomeado para o cargo de controlador interno da Casa.

08/07/2021 12:37

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça, está apurando a ocupação irregular do cargo de controlador interno da Câmara Municipal de Bom Jesus. Segundo a ação movida pelo promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará, foi nomeado para ocupar o cargo um servidor que não integra os quadros de agentes públicos efetivos.

O MP expediu recomendação à Câmara de Bom Jesus, propondo a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta e concedendo um prazo para que o Legislativo municipal executasse as medidas necessárias. Tais medidas não foram executadas, segundo o que informou o ente ministerial.

“Em 2018, a Casa Legislativa de Bom Jesus promoveu o primeiro concurso público para provimento de cargos efetivos de nível médio, ignorando o provimento de ao menos um cargo para nível superior ou nível médio técnico com a especialização e compatibilidade com a função de controlador interno”, destacou o promotor Márcio Giorgi Carcará, que é o autor da ação.


Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Bom Jesus

Diante dos fatos, o Ministério Público determinou, por meio de liminar, o afastamento do atual servidor que ocupa a Controladoria Interna da Câmara Municipal e proibiu que qualquer servidor comissionado ou que não tenha sido contratado mediante concurso público volte a ocupar o cargo. A função de controlador interno do Poder Legislativo deve ser exercida somente por servidor de nível médio desde que possuam vínculo efetivo com o órgão.

Na mesma ação, o Ministério Público determinou que a Resolução 03/2017, da Câmara Municipal de Bom Jesus, seja considerada inconstitucional, já que criou órgãos públicos sem provimento em comissão que só podem ser criados por lei. O MP requereu também a realização de concurso público com, no mínimo, uma vaga para assessor jurídico e uma vaga para contador com a devida inclusão prévia na lei orçamentária anual.

A reportagem do Portalodia.com está tentando localizar o presidente da Cãmara Municipal de Bom Jesus, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

Por: Com informações do Ministério Público Estadual
Mais sobre: