Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, quem divulgar Fake News pode pagar multa de até R$ 3,5 mil

O projeto de lei de autoria do deputado Franzé Silva foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

09/06/2020 07:00

A multa para quem divulgar Fake News sobre a pandemia da Covid-19 pode chegar a mil UFIRs (Unidade Fiscal de Referência), o que em valores atuais representa aproximadamente R$ 3,5 mil. Inicialmente, o projeto, de autoria do deputado Ziza Carvalho (PT) estabelecia a multa no valor de 200 UFIRs. O aumento foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta segunda feira (8), após proposta do deputado Franzé Silva. 

Leia também: Você já acreditou e repercutiu uma fake news? 

“É uma forma de defender a sociedade, de defender a notícia real e tirar de circulação as pessoas que estão cometendo crimes contra a saúde, contra a honra das pessoas. Durante esse período, nós temos pessoas que, de forma equivocada, tem usado as redes sociais para difundir notícias falsas que trazem prejuízos e criam problemas para gestores e pessoas que estão na linha de frente, trabalhando para evitar mortes em meio a pandemia”, explicou Franzé. 


Imagem: O Dia

O autor da proposta, deputado Ziza Carvalho(PT), vem defendendo celeridade na aprovação. Ele ressalta que outros estados brasileiros já aprovaram a aplicação de penalidades para quem divulga informações falsas. 

"Estamos acompanhando a tramitação dessa matéria e pedimos maior celeridade da Casa. Precisamos aprová-la o mais rápido possível. Os estados do Ceará, São Paulo e muitos outros já aprovaram matéria semelhante. O Senado Federal está criminalizando, em Projeto de Lei, o compartilhamento de notícias inverídicas com o propósito de prejudicar a população e o Piauí não pode ficar atrás nesse processo", disse Ziza. 

A expectativa é que o texto seja votado pelo plenário da Assembleia Legislativa nos próximos dias. Após a aprovação, a matéria segue para a sanção do Governador Wellington Dias (PT).

Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia
Mais sobre: