Foi inaugurado na manhã desta quinta (19) o novo Centro de Controle Operacional de Teresina. O projeto prevê a instalação de 485 câmeras para monitorar cerca de 200 pontos de fiscalização do município. O espaço integrará forças de segurança federal, estadual e municipal para reforçar o controle de vias e investigar crimes e acidentes nos principais corredores de Teresina.
Com 130 câmeras já instaladas monitorando 50 pontos da cidade, os equipamentos de alta resolução podem multar condutores nos corredores exclusivos e principais vias. A expectativa é que até o final do ano todas as câmeras sejam instaladas e estejam em funcionamento.
FOTOS: Assis Fernandes/ O DIA
De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, as multas serão aplicadas somente após a sinalização das vias. “Estamos entregando 485 câmeras e vamos conseguir saber as entradas e as saídas da cidade fazendo o controle de tráfego dos principais corredores. Essa obrigatoriedade de sinalização está garantido no código de trânsito, as vias devem ser devidamente sinalizadas e divulgadas. Estamos divulgado os pontos onde teremos fiscalização e vamos trabalhar para um trânsito mais seguro na capital”, afirmou.
Já o Secretário Estadual de Segurança, Chico Lucas, valorizou o reforço na segurança de Teresina. “Esse Centro de Comando de Operações irá ajudar as forças integradas de segurança, ajudando no policiamento ostensivo, na Polícia judiciária, na investigação e em caso de socorro em acidentes. Vamos trazer as três forças, Bombeiros, Policia Militar e Civil para ampliar o cinturão eletrônico e levar mais segurança aos piauienses”, afirmou.
Ajuda nos engarrafamentos
Segundo o Prefeito da Capital, Dr. Pessoa, o novo centro beneficiará para reduzir os engarrafamentos do município. “Esse centro de Controle Operacional veio para auxiliar as autoridades a agirem. Vamos defender um trabalho integrado e não isolado. Essa integração será fundamental para a segurança e o trabalho das policias militar, civil e federal. Esperamos o sistema fiscalize e acompanhe, dá pra ver a placa do carro, acompanhar os engarrafamentos, e desobstruir o trânsito. São 485 câmeras em 200 pontos de fiscalização, até o fim do ano todas estarão funcionando”, finalizou o gestor.
Pontos que já são monitorados
Confira os pontos que já estão sendo monitorados:
Zona Sul:
Maranhão X Joaquim Ribeiro
Barão de Gurgueia X Nações Unidas
Barão de Gurgueia X Gil Martins
Miguel Rosa X Valter Alencar
Joaquim Ribeiro X Miguel Rosa
Miguel Rosa X Leônidas Melo
Frei Serafim X Miguel Rosa
Gil Martins X Av Barão de Castelo Branco
Gil Martins X Celso Pinheiro
Zona Leste
Kennedy X João Antônio Leitão
Kennedy X Dom Severino
Homero X Dom Severino
Nossa Senhora de Fátima X Jóquei Clube
Nossa Senhora de Fátima X Dom Severino
João XXIII X Nossa Senhora de Fátima
Raul Lopes X alça ponte da Frei
Zona Norte
Duque de Caxias X Av. União
Duque de Caxias X Av. Marechal Castelo Branco
Petrônio Portela X Duque de Caxias
Zona Sudeste
José Francisco Almeida X Joaquim Nelson
Joaquim Nelson X Noé Mendes
José Francisco de Almeida Neto X Fundação Bradesco
José Francisco de Almeida Neto X quadra 29 (Banco do Brasil)
Joaquim Nelson X Livio Lopes
Ponte Wall Ferraz