Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo Centro de Monitoramento fiscalizará o trânsito e espera combater crimes em Teresina

50 pontos da cidade já são monitorados, veja ao final da matéria os principais corredores

19/01/2023 11:55

Foi inaugurado na manhã desta quinta (19) o novo Centro de Controle Operacional de Teresina. O projeto prevê a instalação de 485 câmeras para monitorar cerca de 200 pontos de fiscalização do município. O espaço integrará forças de segurança federal, estadual e municipal para reforçar o controle de vias e investigar crimes e acidentes nos principais corredores de Teresina.

Com 130 câmeras já instaladas monitorando 50 pontos da cidade, os equipamentos de alta resolução podem multar condutores nos corredores exclusivos e principais vias. A expectativa é que até o final do ano todas as câmeras sejam instaladas e estejam em funcionamento.

FOTOS: Assis Fernandes/ O DIA

De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, as multas serão aplicadas somente após a sinalização das vias. “Estamos entregando 485 câmeras e vamos conseguir saber as entradas e as saídas da cidade fazendo o controle de tráfego dos principais corredores. Essa obrigatoriedade de sinalização está garantido no código de trânsito, as vias devem ser devidamente sinalizadas e divulgadas. Estamos divulgado os pontos onde teremos fiscalização e vamos trabalhar para um trânsito mais seguro na capital”, afirmou.  

Já o Secretário Estadual de Segurança, Chico Lucas, valorizou o reforço na segurança de Teresina. “Esse Centro de Comando de Operações irá ajudar as forças integradas de segurança, ajudando no policiamento ostensivo, na Polícia judiciária, na investigação e em caso de socorro em acidentes. Vamos trazer as três forças, Bombeiros, Policia Militar e Civil para ampliar o cinturão eletrônico e levar mais segurança aos piauienses”, afirmou.  

Ajuda nos engarrafamentos

Segundo o Prefeito da Capital, Dr. Pessoa, o novo centro beneficiará para reduzir os engarrafamentos do município. “Esse centro de Controle Operacional veio para auxiliar as autoridades a agirem. Vamos defender um trabalho integrado e não isolado. Essa integração será fundamental para a segurança e o trabalho das policias militar, civil e federal.  Esperamos o sistema fiscalize e acompanhe, dá pra ver a placa do carro, acompanhar os engarrafamentos, e desobstruir o trânsito. São 485 câmeras em 200 pontos de fiscalização, até o fim do ano todas estarão funcionando”, finalizou o gestor. 

Pontos que já são monitorados

Confira os pontos que já estão sendo monitorados:

Zona Sul: 

Maranhão X Joaquim Ribeiro 

Barão de Gurgueia X Nações Unidas 

Barão de Gurgueia X Gil Martins 

Miguel Rosa X Valter Alencar 

Joaquim Ribeiro X Miguel Rosa 

Miguel Rosa X Leônidas Melo

Frei Serafim X Miguel Rosa 

Gil Martins X Av Barão de Castelo Branco 

Gil Martins X Celso Pinheiro 


Zona Leste

Kennedy X João Antônio Leitão 

Kennedy X Dom Severino

Homero X Dom Severino 

Nossa Senhora de Fátima X Jóquei Clube 

Nossa Senhora de Fátima X Dom Severino 

João XXIII X Nossa Senhora de Fátima 

Raul Lopes X alça ponte da Frei 


Zona Norte 

Duque de Caxias X Av. União 

Duque de Caxias X Av. Marechal Castelo Branco

Petrônio Portela X Duque de Caxias 


Zona Sudeste

José Francisco Almeida X Joaquim Nelson 

Joaquim Nelson X Noé Mendes 

José Francisco de Almeida Neto X Fundação Bradesco 

José Francisco de Almeida Neto X quadra 29 (Banco do Brasil) 

Joaquim Nelson X Livio Lopes 

Ponte Wall Ferraz

Mais sobre: