Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Petistas cobram reposição, após a saída de três suplentes da chapa estadual

De acordo com líderes do partido, bases como Picos, Campo Maior e outras regiões precisam ser fortalecidas

05/04/2022 12:02

A polêmica interna no PT segue mesmo após o fechamento da janela partidária. Deputados e membros da sigla cobram a reposição dos votos que foram embora da sigla com a saída de três suplentes nas últimas horas da janela partidária, deixaram o PT os deputados Paulo Martins e Ziza Carvalho, além de Sérgio Vilela, liderança histórica da legenda.

De acordo com os cálculos das bases da sigla, os três poderiam significar até mesmo uma cadeira a menos na Assembleia. A perda significativa representaria algo entre 50 e 60 mil votos.  

O prejuízo foi sentido nas bases do partido que cobra uma reposição. Como revela o vereador Edilberto Borges, pré-candidato a deputado estadual. “A estratégia do PT não muda, os três companheiros que saíram foram para partidos da base e votam nos candidatos do PT. Agora do ponto de vista da federação vamos ter que readequar, Paulo Martins, Ziza e o Sérgio Vilela são importantes lideranças que precisam ser repostos esses votos. Em política você deve se preocupar mais com o que você perde que com o que você ganha”, afirmou o vereador.

Já o líder do PT na Assembleia, deputado Francisco Costa, criticou de forma veemente os líderes que deixaram o partido e avaliou positivamente a chegada dos deputados de mandato. “O PT não tem que ver só os líderes que saíram, mas também a quantidade de líderes que ficaram, acho que além dos deputados de mandato temos outros candidatos competitivos. O partido terá também esse foco de fortalecer as candidaturas para serem competitivas e a federação buscar eleger o mínimo de 12 deputados. Esse propósito continua e é viável, teve a saída dos deputados, discordo, acho que a decisão não foi correta”, concluiu o deputado.

FOTO: Jailson Soares/ O DIA

“Tínhamos uma estratégia”

Dudu lembrou que a legenda tinha uma estratégia que foi prejudicada e destacou que a federação PT, PC do B e PV pode sair prejudicada. “Podemos ter uma surpresa com a perda de votos, precisamos de ter candidaturas repostas para que a federação não perca. Tínhamos uma estratégia e a chegada de oito deputados muda os nossos planos. A gente tem que fazer uma estratégia para que a federação não sofra uma perca”, concluiu o vereador. 

Mais sobre: