A prefeitura de Teresina está
desenvolvendo 160 ações que visam a redução de despesas em 28 órgãos com a meta
de economizar cerca de R$ 21 milhões nos próximos meses. As ações são monitoradas através do Projeto ‘Gestão
Cidadã’ é realizado desde 2016 em parceria com o grupo Comunitas, uma
organização civil, e já resultou em mais de R$ 50 milhões economizados nos
primeiros anos de funcionamento.
Foto: Divulgação/PMT
De acordo com o prefeito Firmino Filho (PSDB), a prefeitura continua tendo um ano difícil do ponto de vista econômico. “A crise se propaga e o ano que vem é de muita incerteza, principalmente pelo cenário político, então nós precisamos estar monitorando nosso nível de gastos para que a gente possa continuar equilibrados e evitar qualquer tipo de descontinuidade de serviço em termo de investimentos na cidade”, disse.
Dentre as ações em andamento nesta etapa, estão a alteração no modelo de locomoção de servidores, substituindo os veículos locados por uso de táxis, como também a troca de luminárias de vapor de sódio por LED na iluminação pública.
Além disso, a SDU/ Sul adotou medidas para a redução do consumo de água. Segundo a PMT, foi feita a implantação de 4.000 redutores de vazão de águas para torneiras, análise e controle das contas para identificar desvios, além de reuniões de conscientização do consumo nas unidades da Superintendência.
Na próxima etapa serão intensificadas ações na limpeza pública e de combate a desvios financeiros. Todas as ações e os planejamentos foram apresentados ontem (26) durante uma reunião com o secretariado municipal.
Por: Ithyara Borges, com informações da PMT