Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitos e vereadores propõem voto obrigatório e fim da reeleição

Em reunião, políticos discutiram as propostas.

13/03/2015 07:19

Prefeitos e vereadores brasileiros se reuniram na tarde de ontem (12) em reunião da comissão especial que analisa a reforma política no Congresso Nacional e defenderam eleições gerais no País, mas foram contra mandatos de apenas dois anos para quem se candidatar em 2016. Durante o encontro, presidido pelo deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostrou pesquisa que também aponta que 83% dos prefeitos pedem o fim da reeleição e mandatos de seis anos. 

Ao comentar as propostas, Marcelo Castro agradeceu a contribuição das entidades. O parlamentar não tem especificado ainda quais as propostas vai acatar na elaboração do texto da Comissão Especial. Entre as propostas lançadas pelos prefeitos, eles rejeitam candidaturas avulsas, assim defendem que o voto continuem obrigatório. Os dados foram apresentados por Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una (PE). 

Já o presidente da União de Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, apoiou a tese das eleições gerais. Mas chamou de atrocidade o texto da PEC 352/13 que propôs um mandato tampão de dois anos para quem for candidato em 2016. “Se isso for aprovado, não vai ter candidatos”, apontou o vereador da cidade de Iraí (RS). 

Também entre as prioridades anunciadas por Conzatti, ele garantiu que os vereadores defendem eleições gerais e mandatos de cinco anos, o fim das coligações proporcionais, cláusulas de desempenho e limitação para criação de partidos e maiores chances de troca de partido entre os políticos.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: