Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles toma posse como governador do Piauí em solenidade na Assembleia

Solenidade teve discursos do governador e do vice-governador, Themístocles Filho. Ambos destacaram as metas para a gestão e elencaram desafios a serem superados.

01/01/2023 08:21

Aconteceu na manhã deste domingo (01) a cerimônia de posse de Rafael Fonteles como governador do Piauí e de Themístocles Filho como vice-governador. A solenidade se deu no Plenário da Assembleia Legisltiva (Alepi), na Avenida Marechal Castelo Branco, e contou com a presença do governador, da ex-governadora Regina Sousa, da primeira-dama do Piauí, Isabel Eulálio Araújo Fojnteles, do vice-governador, Themístocles Filho, e do senador e futuro ministro Wellington Dias além de outras autoridades. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também esteve presente na solenidade.


Foto: Tarcio Cruz/O Dia

Em conversa com a reportagem do Portalodia.com, Wellington Dias resumiu o momento como sendo um ato de esperança. Ele comentou também a indicação de Rafael do nome de Regina Sousa para assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, a Sasc. "Estamos vendo um carinho com as políticas sociais. Me anima a escolha que o governador fez dela [Regina Sousa] como secretária de Assistência Social, a posse e logo mais, o anúncio da equipe. É um momento de esperança e de seguirmos integrados com o presidente Lula", afirmou Wellington.

Essa integração com o Governo Federal também esteve presente no discurso de posse de Rafael Fonteles. O governador do Piauí destacou a necessidade de se criar políticas públicas de geração de emprego e renda, fomentando sempre a justiça social. Ele elegeu o combate à pobreza como uma das principais prioridade de sua gestão e destacou que usará as conquistas dos governos anteriores (Regina Sousa e Wellington Dias) como bússola para guiá-lo na execução de suas metas de governo. 

"Temos a juventude, a energia, a experiência administrativa, uma trajetória firme e raízes políticas sólidas nas quais se destacam valores claros em favor da redução da desigualdade, da ciência, da inovação, da educação e do respeito aos direitos humanos. O legado construído nas últimas duas décadas permanecerão como bússola na nossa gestão para que as mudanças exigidas sejam concretizadas. É com esse espírito, mantendo as conquistas que nos trouxeram aqui, que tomamos posse. Reafirmando o compromisso de trabalhar para trazer soluções alinhadas às necessidades da população, unir desenvolvimento econômico e justiça social", disse o governador Rafael Fonteles.


Foto: O Dia

Quem também discursou foi o vice-governador, Themístocles Filho (MDB). Em um tom de despedida da Assembleia Legislativa, Casa que presidiu por quase 18 anos, ele disse que sai da Alepi deixando uma parte de si e destacou as ações desenvolvidas em conjunto com o Poder Executivo quando esteve à frente da Assembleia. Dentre elas, Themístocles lembrou da criação da TV Assembleia, a primeira TV Legislativa do Brasil a ser transmitida em rede aberta.

Após a solenidade de posse na Assembleia Legislativa, Rafael Fonteles e o vice-governador Themístocles seguiram para o Palácio de Karnak para a cerimônia de transferência de cargo onde o governador receberá de Regina Sousa a faixa governamental.

Mais sobre: