A proposta de uma nova reforma administrativa do prefeito Dr. Pessoa deve chegar nesta semana na Câmara Municipal de Teresina para apreciação dos parlamentares. A matéria propõe a criação de uma secretaria voltada para a agropecuária, mudança de secretaria para coordenação e alteração na estrutura de outras pastas.
Leia também: Nova reforma administrativa na Prefeitura de Teresina mostra falha no planejamento
O Palácio da Cidade ainda trabalha no texto final que será enviado ao Poder Legislativo, já que mudanças foram requisitadas por chefes de pastas e os diálogos que o prefeito ainda mantém para selar os acordos. A expectativa é que até a próxima quarta-feira (7) o projeto comece a tramitar na Câmara.
Foto: Divulgação / Câmara de Teresina
Já está definido que será criada a Secretaria Municipal da Agropecuária e que a coordenação de Comunicação sairá da Secretaria de Governo para estar ligada à Secretaria de Finanças. Por outro lado, uma secretaria deverá ser transformada em coordenação e ainda remanejamento de cargos no organograma municipal.
Dr. Pessoa chegou a trabalhar com a possibilidade de reduzir a Secretaria da Juventude em coordenação, porém, voltou atrás. A pasta seria destinado ao DEM, que acertou participação na base do governo. Contudo, o prefeito manteve o filho Pessoinha no comando da SEMJUV.
Interlocutores afirmam que o vereador Markim Costa (DEM) que iria assumir a pasta da Juventude deverá ficar com o comando da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb).
Primeira reforma
A Câmara de Teresina já aprovou neste ano uma primeira reforma administrativa enviada pelo Palácio da Cidade . No texto aprovado em 17 de fevereiro, criou a Secretaria Municipal de Defesa Civil e a Ouvidoria Geral do Município. Foram extintas, por outro lado, 21 ouvidorias. A Secretaria de Comunicação e a Superintendência de Parcerias e Concessões se tornaram coordenadorias.