A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), assume o comando do Executivo estadual nesta quinta-feira (11), quando o titular da função, Wellington Dias (PT), se licencia do cargo por dez dias para se submeter a um procedimento cirúrgico. Neste período, a governadora em exercício afirma que uma das suas prioridades será a mantenção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Me preocupa muito a questão da ocupação dos leitos hospitalares. Precisamos ficar atentos a isso, criando novas vagas para não vir a faltar. Isso é muito preocupante, principalmente em Teresina, que chegou a ter 90% de ocupação. Estamos trabalhando junto a Fundação Municipal de Saúde e esperamos que não tenhamos nenhum agravamento”, disse Regina Sousa ao O DIA.
Regina Sousa (Foto: Arquivo/ODIA)
Integrante do Comitê Operações Emergenciais (COE) e também presente nas últimas reuniões do Governo do Estado com as equipes de saúde, a petista destaca que os recentes boletins epidemiológicos registraram um aumento dos óbitos por Covid-19, que pode ser potencializado durante as festas carnavalescas mesmo com as determinações para não realização das tradicionais festas de momo.
“O pico de mortes está reduzindo, mas é possível que tenhamos muitos problemas durante o carnaval com as pessoas furando o decreto. Neste sentido, a ação será da Vigilância Sanitária que também estará atenta, com uma grande equipe nas ruas”, enfatizou Regina Sousa, que ainda lamentou a decisão de algumas esferas administrativas de liberar o ponto facultativo durante os dias de folia.
É o caso do Tribunal de Justiça do Estado e das agências bancárias, que não terão expediente durante o carnaval. “Seria bom se tivéssemos um alinhamento para termos mais segurança, mas cada poder tem sua autonomia. Esperamos que ocorra tudo bem”, concluiu a governadora em exercício até o dia 22 de fevereiro.