Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Um ano sem Firmino Filho, luto e solenidades marcam a data da morte do ex-prefeito

Ao longo de hoje diversas solenidades e uma grande campanha online será realizada em apoio ao ex-gestor.

06/04/2022 08:29

Terça 6 de Abril de 2021, a data que ficará marcada eternamente na memória dos teresinenses. Nesta quarta a cidade lembra com tristeza e luto um ano da morte do ex-prefeito da capital, Firmino Filho. Familiares, amigos, políticos e lideranças conversaram com o Jornal O Dia e falaram sobre o legado que o ex-prefeito deixou na política e na sociedade piauiense. Ao longo de hoje diversas solenidades e uma grande campanha online será realizada em apoio ao ex-gestor. 

O ex-prefeito foi encontrado morto no dia 06 de abril de 2021, na avenida Senador Arêa Leão, zona Leste de Teresina, após cair do 14ª andar do prédio que funciona o Tribunal de Contas da União (TCU) onde trabalhava. 

A primeira missa em homenagem ao ex-prefeito acontece às 8h da manhã na capela do cemitério Recanto da Saudade. A segunda será às 19h na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Alto da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina. Esta última será transmitida pelo Instagram oficial de Firmino Filho. Milhares de mensagens através da hashtag #PraSempreFirmino também são enviadas a família do ex-prefeito.

A filha do prefeito, Bárbara Soares, ressaltou as memórias afetivas com o pai e valorizou a figura dedicada a família que ele sempre foi. “Queremos lembrar e celebrar o legado e as histórias do meu pai, tudo o que ele foi para Teresina e, em especial, para nossa família. Um exemplo de amor e dedicação para todos nós”, declarou a filha do prefeito. 

Amigo de infância e aliado de todas as horas de Firmino, Fernando Said lembra com carinho e saudade a história do ex-prefeito. “O sentimento mais real é de saudade, de perda. Perdi um grande amigo e uma grande figura humana. Um homem brilhante e um gestor da mais alta qualidade, mas a vida é assim e temos que caminhar. Minha relação com o Firmino veio desde a infância, conheci o Firmino gente, ingressamos na política juntos com o professor Wall Ferraz, conheci o Firmino homem público e não tenho a menor dúvida que a vida de Teresina estará umbilicalmente ligada ao ex-prefeito. O amor abnegado, devotado, que ele tinha com a cidade de Teresina nunca será esquecido. Ele era amado, era querido pelo povo de Teresina. Ele foi o Prefeito mais brilhante que essa cidade teve”, concluiu Said.

FOTO: Tarcio Cruz/ODIA

História de honestidade

Já o vereador Luiz Lobão, que foi presidente da Fundação Municipal de Saúde na gestão de Firmino, ressalta a história de honestidade do ex-prefeito. “O Firmino Filho foi o prefeito de Teresina por quatro vezes e deixou um legado de decência de trabalho, de honestidade na política o que é raro. Ele se entregava a Teresina totalmente, todos que fizeram parte do ciclo de administração do amigo Firmino Filho sentem falta dele, uma perda grande não só para os amigos, mas para o estado do Piauí e para Teresina. Esperamos que Deus o tenha ao seu lado e dizer que faz falta demais a cidade”, concluiu.

Racha político do grupo

Decano do PSDB na Câmara, o vereador Edson Melo analisou a divisão do grupo político que sustentava a candidatura de Firmino Filho. Líderes políticos ligados ao ex-prefeito se dividem em quatro partidos, PDT, PSDB, Progressistas e Cidadania. “O Firmino era um amigo, um líder político que marcou a cidade de Teresina. Lamentamos a ausência dele por que não temos um líder que o substituiu como referência político e administrativo, a cidade perdeu muito. Eu vejo essa divisão do grupo do prefeito não com naturalidade, mas isso é explicado pela ausência dele. Ele era uma referência aglutinadora em Teresina, muitos políticos que o cercavam perderam o seu referencial”, concluiu o vereador.

Mais sobre: