Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Votos do bloco da oposição vão decidir eleição na Alepi, avalia Teresa

Deputada eleita diz que é quase certo que ela, Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva (PSB) e Evaldo Gomes (PTC) votarão na mesma chapa.

23/01/2019 13:49

A deputada estadual eleita Teresa Britto (PV) considera que o bloco de parlamentares que integram a oposição deve ser decisivo na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí.

A disputa entre o atual presidente Themístocles Filho (MDB) e o deputado Hélio Isaías (Progressistas) segue acirrada, e isso, segundo Teresa, fará com que os votos da oposição sejam o "diferencial" no pleito. 

Além dela, também integram o grupo os deputados Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva (PSB) e Evaldo Gomes, que é do PTC, mas deve migrar para o Solidariedade em fevereiro.

Teresa diz ainda não ter tido a oportunidade de conversar pessoalmente com Evaldo sobre a eleição na Assembleia, mas o parlamentar já declarou publicamente que também trabalha para que o grupo vote unido. Para a deputada, é quase certo que o consenso no bloco permanecerá até o dia da votação.

A deputada eleita Teresa Britto (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

"Eu tenho consciência da importância dos nossos votos. O Evaldo tem conversado com o deputado Marden e com o deputado Gustavo. Eu estava viajando e não pude participar de algumas reuniões. Mas ele [Evaldo] firmou com os dois deputados que vai caminhar junto conosco. Então, já são quatro votos, e esses quatro votos serão decisivos [para a eleição da mesa diretora]", revela Teresa.

A parlamentar diz que até a próxima semana o grupo anunciará em qual das chapas irá votar.

Teresa diz que, "por enquanto", não tem interesse em ocupar uma posição na mesa diretora da Assembleia, mas deseja compor pelo menos duas comissões técnicas da Casa: a Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC) e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é a mais importante. 

"Eu acredito que os quatro deputados [do bloco] vão participar das comissões, porque pelo regimento interno só o presidente não pode participar das comissões. Mas a prioridade de participar das comissões é para quem não está na mesa [diretora], mas isso não quer dizer que eles não possam acumular", afirma Teresa. 

Segundo Teresa, já está acertado que o deputado Marden Menezes será o indicado do bloco para compor a mesa.

Deputada diz torcer para Charles da Silveira ser o indicado de Firmino para disputar a PMT em 2020

A deputada eleita Teresa Britto garantiu que não pretende ser candidata a prefeita de Teresina nas eleições de 2020, e deseja seguir com o grupo político do atual prefeito Firmino Filho (PSDB), que já foi reeleito em 2016 e não poderá disputar novamente o cargo.

Teresa considera que o tucano terá uma grande variedade de bons nomes para apoiar na sua sucessão, mas a deputada tem preferência pela indicação do professor universitário e advogado Charles da Silveira, atual presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

"Na política a gente não pode dizer nunca nem jamais. Mas nesse pleito vindouro eu não tenho a intenção de ser candidata a prefeita de Teresina. Quero fortalecer o PV no Piauí e aqui na capital. Vamos trabalhar para que o partido faça dois ou três vereadores em Teresina. Na eleição passada, tivemos uma aliança com o prefeito Firmino Filho. Ele é um homem trabalhador, inteligente. Na sucessão dele, ainda não sabemos quem será [o indicado de Firmino]. Eu torço para que seja o professor Charles, por ser um gestor que tem uma relação muito boa com os servidores públicos, com a Câmara e com a sociedade, mas ainda não sabemos quem será lançado. Como vereadora, estive na base do prefeito, e a vereadora Pollyana Rocha vai estar na base do prefeito. Então, o caminho mais natural hoje é o PV manter essa aliança com o prefeito", conclui Teresa Britto.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: