Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias visita farmacêutica para negociar compra de vacinas para o Piauí

O governador cumpre agenda em Brasília na sede da União Química. Wellington deve discutir cronograma de produção de 8 milhões de doses.

02/03/2021 10:17

O governador Wellington Dias  (PT) visita nesta terça-feira (02) a sede da farmacêutica União Química, em Brasília, para conhecer a linha de produção da primeira indústria de vacina brasileira a produzir o Ingrediente Farmacológico Ativo (IFA) na América Latina. O IFA é o princípio ativo da vacina contra a covid-19 e até então precisava ser importado de países como China e Índia para que o Brasil pudesse produzir suas próprias doses.

Durante a visita, será apresentado ao governador o cronograma e a previsão de produção de até 8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até abril. A União Química é a responsável pela fabricação no Brasil do imunizante Sputnik V. “Estamos pedindo à Anvisa o pedido de registro definitivo para que tenhamos essa liberação, visando firmar contratos de compras pra todo o Brasil”, disse o governador em uma postagem nas redes sociais.


Wellington Dias cumpre agenda na sede da farmacêutica União Química, em Brasília - Foto: O Dia

Vale lembrar que os estados brasileiros decidiram negociar diretamente com fabricantes de vacinas contra a covid-19  para tentar dar celeridade às campanhas estaduais de vacinação. A previsão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é de que o Piauí demore até quatro anos e dois meses para conseguir vacinar toda sua população

No momento, o estado tem 100.742 pessoas vacinadas contra o coronavírus, sendo que dessas, 78.492 receberam a primeira dose e 22.250 receberam a primeira e a segunda doses. A cobertura vacinal é de apenas 2,16%. O Piauí já recebeu 140.653 doses dos imunizantes desde o início da campanha de vacinação, em final de janeiro.

Mais sobre: