O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou
para mais de cinco mil apoiadores na tarde desta quarta-feira (30), na Fazenda
Ipê, no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, durante o
lançamento do 5G Agro. Em seu pronunciamento, ele atacou adversários políticos
e chegou a afirmar que o “Estado é laico, mas o presidente e seus ministros são
cristãos”.
Presidente Jair Bolsonaro em Baixa Grande do Ribeiro. Foto: Reprodução/TV Brasil
Bolsonaro disse ainda que o Brasil é um dos países que menos sofreu com os efeitos da guerra na Ucrânia. Ele ressaltou ainda a força do agronegócio para economia brasileira.
“O Brasil é que menos sofreu com a guerra na Ucrânia. O nosso agronegócio é muito forte. Temos um terço dos nossos ministros nordestinos e os escolhemos pela sua capacidade e competência no Brasil bem como no mundo. O Governo Federal não fechou nenhuma casa de comércio e criamos programas para conter o desemprego”, ressaltou.
Alvo de críticas após aumento dos combustíveis, Bolsonaro incorporou ao seu discurso que parte da responsabilidade para os proibitivos preços dos combustíveis no Brasil está com o ICMS cobrado pelos estados. Além disso, voltou a falar sobre ideologia de gênero nas escolas.
“Congelamento dos impostos dos combustíveis, zeramos o imposto do Diesel e do gás de cozinha. A culpa é do ICMS dos governadores. A nossa parte, fizemos. Queremos ainda que os nossos filhos e netos sejam afastados da ideologia de gênero nas escolas, que possam escolher quem querem ser depois de uma certa idade.”
O presente completou: “ao todo, a Petrobras teve um roubo de R$ 3 trilhões na gestão vermelha. Recursos que dariam para fazer obras em vários lugares, inclusive, inúmeras vezes a transposição do rio São Francisco para levar água para o povo nordestino.”
Bolsonaro desembarcou em São Raimundo Nonato por volta das 14h40 e seguiu de helicóptero para o município de Baixa Grande do Ribeiro, onde participou do lançamento do 5G Agro acompanhado de ministros, entre eles, o chefe da Casa Civil, o piauiense Ciro Nogueira (PP). Essa a primeira fazenda no Brasil a receber a tecnologia.
O 5G vai permitir o uso da tecnologia na agricultura. Além desta entrega, o Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, também inaugurou 300 pontos de internet e fará a conexão de 31 escolas com 310 computadores em todo o Piauí.