Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Se ela crescesse nas pesquisas seria ótima candidata”, diz Marcelo Castro sobre Tebet

Emedebista afirmou que se até maio ela não tiver dois dígitos, a própria senadora vai entender que a candidatura não é competitiva

12/04/2022 10:38

O senador Marcelo Castro (MDB) reafirmou o apoio da cúpula nacional do partido à candidatura da também senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, nas eleições de outubro. Porém, o emedebista avaliou que a baixa viabilidade da legisladora sul-mato-grossense é um empecilho para a manter o nome dela na disputa. Segundo ele, Tebet precisa crescer nas pesquisas.

“O MDB está unido em torno da candidatura de Simone Tebet. Mas ela sabe e todos nós sabemos que ela precisa crescer nas pesquisas. Ela está com 1%, mas é muito bem preparada, uma excelente senadora, tem um histórico de coerência muito grande. Todos nós somos muito felizes em ter a Simone em nossos quadros. Obviamente, se ela crescesse nas pesquisas seria uma ótima candidata”, disse Castro. 

(Foto: Assis Fernandes / O Dia)

Porém, o congressista lembrou que a realidade é de que dois nomes são os mais prováveis à chegarem ao segundo turno. “A polarização que existe hoje entre os dois principais candidatos Lula e Bolsonaro só se consolida. Então, se ela não mostrar competitividade, não é a cúpula do partido que vai [barrar a candidatura]. Acho que ela própria vai ser a primeira a dizer: tentamos, não deu certo, deixa para a próxima. É mais um diálogo do que uma imposição”. 

Marcelo Castro estipulou o mês que vem como um período de avaliação e reflexão sobre a candidatura. “O que seria razoável? As convenções são em Julho, o prazo está se estreitando. Se ela chegar até maio e não tiver dois dígitos, então a conclusão que ela própria vai chegar é que a candidatura não é competitiva”, finalizou.

No Piauí, Themístocles é “do time” de Lula

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB), havia revelado que ele e o pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT), são “do time” do presidente Lula (PT) no Piauí. Themístocles valorizou a alta popularidade de Lula no estado, de acordo com as pesquisas, e chegou a afirmar que o ex-presidente será um excelente “general eleitoral” no Piauí. No Piauí a legenda não deve apoiar o nome de Tebet.

Mais sobre: