A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DRACO), prendeu nesta sexta-feira (26), um homem identificado como Lucas Marciel Pereira da Silva, considerado o principal articulador do roubo da aeronave do médico Jacinto Lay, que ocorreu em janeiro deste ano. Segundo informações da polícia, o suspeito estava foragido e usando nome falso. A prisão ocorreu no bairro Promorar, zona Sul de Teresina.
De acordo com as investigações, o acusado tem ligação com organização criminosa por tráfico de drogas e foi contratado para roubar a aeronave. Lucas Marciel era amigo do filho do piloto do médico Jacinto Lay, que também já foi preso por participação no crime.
O crime aconteceu na madrugada do dia 14 de janeiro quando bandidos armados invadiram o Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina, e roubaram um avião monomotor, modelo Cessna 206, avaliado em R$ 2 milhões.
A aeronave foi localizada após um pouso forçado na cidade Juara, em Mato Grosso, no dia 23 de janeiro. Em março deste ano, a Polícia Civil deflagrou uma operação contra os envolvidos no roubo do avião.