A adesão de Bárbara do Firmino a Fábio Novo na última semana causou efeitos diretos e colaterais na corrida pela Prefeitura de Teresina. O principal efeito colateral foi a inclusão de fato do nome de Jeová Alencar no cenário pré-eleitoral.
Nos bastidores, a informação de que Jeová Alencar se movimentava com interesse em uma candidatura sempre circulou. Mas foi na semana passada que a notícia foi ventilada em público, primeiro por Fábio Novo e depois por Silvio Mendes, ambos em entrevistas aos meios de comunicação.
Deputado estadual e atual comandante da SAAD Sul, Jeová Alencar já demonstrou uma enorme capacidade de articulação política e uma liderança de expressão na Capital. Em 2022, foi o candidato à Assembleia mais votado na cidade. No entanto, por integrar o time de gestão de Dr. Pessoa, que buscará a reeleição, Jeová não tem como liderar uma frente por sua própria candidatura. Alencar sonha que a base de sustentação ao Palácio da Cidade vai convencer Dr. Pessoa, de que o nome mais competitivo de grupo é do deputado estadual.
Durante entrevistas, Fábio Novo afirmou que segundo Bárbara, Alencar era citado por Ciro como opção de candidatura. Já Silvio Mendes, confirmou que conversou com Jeová e via nele movimento de pré-candidato. Nos bastidores, os aliados mais próximos do superintendente não escondem o desejo, mas tornar público este sentimento neste momento pode custar caro, do ponto de vista político, ao deputado.
Para Jeová, o ideal era que seu nome ficasse comentado nos bastidores, dentro da base, lembrado por lideranças, mas sem vinculá-lo diretamente como responsável por alguma articulação. Já que veio a público a movimentação de Alencar, agora resta saber a estratégia dele para permanecer fiel a Dr. Pessoa, mas de olho na viabilidade de uma candidatura em 2024.