Neste domingo (5), o Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portela começou a receber doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão destinados para às famílias desabrigadas por causa das fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul. Mais de 800 pessoas foram afetadas.
Quem pretende contribuir pode ir até o posto de coleta que fica localizado no saguão do aeroporto. As doações serão encaminhadas para os órgãos de defesa e amparo social do Rio Grande do Sul. Marcius Moreno, Gerente Executivo de Aeroportos da CCR Aeroportos, que administra o terminal da capital, comentou a situação do Rio Grande do Sul.
“Todo o país está comovido e solidário ao povo gaúcho, que está enfrentando uma tragédia ambiental sem precedentes. Por isso, estamos nos somando à corrente de fraternidade para fazer chegar às pessoas mais vulneráveis neste momento as contribuições de brasileiros que vivem nas cidades onde atuamos”, afirma Marcius.
LEIA TAMBÉM
Outros aeroportos brasileiros administrados pela CCR também estão recebendo doações para ajuda humanitária ao Sul do país. Também há postos de coleta nos aeroportos de: Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí¬; Petrolina, em Pernambuco; Confins (BH AirPort), em Minas Gerais; além de Pelotas, Uruguaiana e Bagão, no Rio Grande do Sul.
Pior desastre da história do Rio Grande do Sul
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já atingem mais de 800 mil pessoas, segundo levantamento da Defesa Civil do Estado. Cerca de 19,3 mil estão em abrigos e 121,9 mil estão alojadas nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema. O temporal já deixou 83 mortos. O desastre já é classificado pelas autoridades como o pior da história gaúcha.
O Rio Grande do Norte já recebe apoio federal após decretar estado de calamidade. De acordo com o Climatempo Meteoreologia uma nova frente fria pode voltar a provocar aumento de pancadas de chuva ainda nessa semana. A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.