Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Albertão 50 anos: Estádio recebeu vários ídolos do futebol brasileiro, mas faltou Pelé!

Zico, Sócrates, Ronaldo Fenômeno e Neymar pisaram no gramado do Gigante da Redenção. Porém, o Estádio nunca recebeu o Rei Pelé e astros, como Garrincha e Tostão.

22/08/2023 às 08h21

26/09/2023 às 04h28

 - ()

Principal praça esportiva do Piauí, o Gigante da Redenção é rico em memórias e histórias do futebol local e nacional. E grandes ídolos do futebol brasileiro pisaram neste gramado. Zico, Sócrates e Ronaldo Fenômeno jogaram e fizeram gols no Albertão. Neymar também já esteve no estádio, mas não marcou. Porém, o maior de todos - o Rei Pelé – nunca disputou uma partida no estádio, por conta de uma história pra lá de curiosa. (Ver abaixo)

Zico foi um dos que mais veio ao Estado. Em três oportunidades, ele atuou em partidas oficiais pelo Flamengo carioca. Jogando no Albertão, o “Galinho” conquistou duas vitórias – um 3 a 2 contra o Flamengo do Piauí, em 1976 e um 3 a 1 contra o Tiradentes, em 1983 – e uma derrota, na Copa Brasil de 1975, também para o Tiradentes por 3 a 2. Mas mesmo perdendo, o meia marcou o gol dele.

Dr. Sócrates (o segundo em pé - da esquerda para a direita) ao lado de Casagrande, no Albertão. - (Foto: Ademar Danilo / Acervo Severino Filho) Foto: Ademar Danilo / Acervo Severino Filho
Dr. Sócrates (o segundo em pé - da esquerda para a direita) ao lado de Casagrande, no Albertão.

Sócrates e a democracia corintiana também duelaram nos gramados do maior palco do esporte piauiense, contra o Amarelão da PM piauiense. No Campeonato Brasileiro de 1983, o Corinthians visitou o Tiradentes, num domingo. No confronto, o Corinthians foi derrotado pelo amarelão da PM por 2 a 1. O gol corintiano na partida foi marcado por ele, Sócrates, aos 28 minutos do segundo tempo.

Manchete do Jornal O Dia de 17 de outubro de 1996 destacava Ronaldo Fenômeno no Albertão. - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Manchete do Jornal O Dia de 17 de outubro de 1996 destacava Ronaldo Fenômeno no Albertão.

Na década de 90, foi a vez de Ronaldo Fenômeno marcar presença diante dos piauienses que foram ao Albertão. Em 1996, a Seleção Brasileira que havia sido campeã mundial em 94, disputou uma partida contra a Lituânia, que terminou em 3 a 1 para a Canarinho. E os três gols foram do Fenômeno. Mais recentemente, na Copa do Brasil de 2013, outro astro do futebol nacional passou pelo Albertão. É que o Santos de Neymar veio enfrentar o Flamengo-PI. No empate em 2 a 2, os gols não foram marcados por ele, mas vieram de dois passes da então joia santista.

Atacante Neymar durante treino no Albertão, às vésperas de Flamengo-PI x Santos. - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Atacante Neymar durante treino no Albertão, às vésperas de Flamengo-PI x Santos.

O Albertão nunca recebeu o Rei Pelé. Profissionalmente, Garrincha também não!

O maior jogador de todos os tempos passou por vários estados do Brasil. Mas no Piauí, ele não pôde vir por uma situação bem inusitada. Em 1971 – data em que as obras do Albertão nem haviam iniciado - Teresina se preparou para receber o Santos de Pelé, em um jogo no Lindolfo Monteiro. A equipe até desembarcou na capital piauiense, porém sem o principal atleta da equipe. Isso porque dias antes, Pelé se machucou, tendo um estiramento muscular. 

Pelé, Rei do futebol, nunca esteve no Albertão e nem no Piauí. - (Reprodução) Reprodução
Pelé, Rei do futebol, nunca esteve no Albertão e nem no Piauí.

A não presença de Pelé fez Alberto Silva, o então governador do Estado, se revoltar e cancelar o confronto contra o Flamengo-PI. A decisão teve repercussão nacional: sem Pelé, sem jogo! A delegação santista teve que pegar o avião de volta para o estado de São Paulo. Após o ocorrido, não tiveram outras oportunidades para a presença do Rei do Futebol no Albertão, já que o Rei pouco depois foi jogar nos EUA, e encerrou a carreira profissional como jogador em 1977.

Alberto Silva deu ponta pé inicial na inauguração do Estádio Albertão, em 1973. - (Acervo / Albertão) Acervo / Albertão
Alberto Silva deu ponta pé inicial na inauguração do Estádio Albertão, em 1973.

Outro grande nome que não jogou profissionalmente no Albertão foi Mané Garrincha. Segundo o jornalista esportivo Dídimo de Castro, o gênio das pernas tortas até já chegou a disputar no estádio uma partida amistosa em dezembro de 1980.

Foi em um congresso da Associação de Garantias ao Atleta Profissional, a AGAP. E alguns ex-atletas participaram desse jogo. Um deles foi o Garrincha. Ele entrou em campo durante alguns minutos, apenas para se apresentar para o público

Dídimo de CastroCronista Esportivo
Estádio Albertão, em Teresina. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Estádio Albertão, em Teresina.