Como o próprio tamanho do Estádio sugere, o Albertão foi feito para receber grandes públicos e claro, grandes jogos. E sua história prova isso! Desde a época de ouro do futebol piauiense – nas décadas de 70 e 80 – em que os clássicos locais como River x Flamengo-PI ou Piauí x Tiradentes levavam facilmente 30 mil, 40 mil pessoas. Mas muitos jogos ficaram marcados na história do Gigante da Redenção, especialmente os da Seleção Brasileira e as partidas envolvendo as grandes equipes nacionais, como Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Vasco e Corinthians.
Albertão 50 anos: Estádio recebeu vários ídolos do futebol brasileiro, mas faltou Pelé!
A Seleção Canarinho principal jogou duas vezes no estádio. A primeira vinda da nossa seleção ao estado foi em 1989, no duelo entre Brasil x Paraguai, amistoso em preparação para a Copa de 90. Naquela ocasião, Vivinho marcou dois gols, o primeiro de cabeça após um bom cruzamento de Eduardo aos 34 minutos do segundo tempo. O 2 a 0 veio após Vivinho mergulhar e enganar o goleiro paraguaio.
O segundo amistoso do Brasil no Piauí foi em 1996, após a conquista do Tetra, em 94. O duelo era entre Brasil e Lituânia, para mais de 41 mil torcedores. Em franca ascensão na carreira, Ronaldo Fenômeno, com direito a hat-trick, deu a vitória por 3 a 1 – um deles um golaço. Esta foi a última presença da Seleção principal no estádio. Ainda houve uma vinda da seleção, só que olímpica, em janeiro de 1992, em um clássico com a Argentina. Os Hermanos venceram em pleno o Albertão por 1 a 0!
Jogos com clubes nacionais no Albertão sempre chamaram a atenção do torcedor piauiense!
As grandes equipes do futebol brasileiro já vieram enfrentar os times aqui do estado. E na maioria das vezes, o Albertão foi o palco escolhido. O Flamengo, time nacional de maior torcida no Piauí, veio ao estado 13 vezes. Destas, 11 foram disputadas no Albertão. Do total, o Flamengo soma nove vitórias, três empates e apenas uma derrota em sua história - o revés foi pelo Campeonato Brasileiro de 1975, por 3 a 2, para o Tiradentes, no Albertão.
A última presença rubro-negra no estádio foi em 2022, quando o chaveamento da Copa do Brasil pôs frente a frente Altos e Flamengo. Cerca de 25 mil pessoas viram o Fla virar o placar sobre o time piauiense, vencendo por 2 a 1, após o Jacaré abrir o placar com um golaço de bicicleta de Manoel. O torcedor são-paulino também tem lembranças recentes – e não tão boas - do clube paulista no Albertão. Em 2021, foi a vez do 4 de Julho receber o São Paulo. E o resultado foi positivo para os piauienses: 3 a 2.
Em outras oportunidades, o clube do Morumbi se deu melhor: em 2002, os paulistas fizeram 5 a 0 no Flamengo-PI também em uma edição de Copa do Brasil, com três gols do atacante França, um de Kaká e outro de Reinaldo. Outro grande clube do futebol brasileiro, o Palmeiras, já deu o ar das graças em diversas oportunidades no Gigante da Redenção, sempre levando grandes públicos ao Estádio. Na última vinda à capital, por conta da Copa do Brasil de 2011, o Palmeiras enfrentou o Comercial de Campo Maior e chegou a fazer 2 a 0 no início do segundo tempo. Porém o time do interior não recuou. O Comercial marcou um gol e frustrou as pretensões do Palmeiras, que queria eliminar a partida de volta – o formato da competição previa que se o visitante fizesse dois gols, anularia a partida de volta.
O torcedor vascaíno tem lembranças recentes do cruzmaltino no maior palco esportivo do Piauí. Foi no 1 a 1 diante do Altos, na Copa do Brasil de 2020. O time carioca saiu atrás do Jacaré, mas buscou o empate e seguiu em frente no torneio mata-mata daquele ano. O clube do Piauí abriu o placar com um gol contra de Marrony, que, numa infelicidade, cabeceou para trás e anotou contra o próprio patrimônio.
Nos acréscimos do primeiro tempo, porém, o matador Germán Cano, sempre ele, aproveitou passe de Talles Magno para bater colocado, igualar e garantir a vaga. Talvez, dentre os grandes clubes nacionais, o que está há mais tempo sem jogar no Albertão é o Corinthians! A última vez foi em 2002, quando pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Timão veio enfrentar o Flamengo-PI. Um grande público viu o Timão atropelar o rubro-negro piauiense com um placar elástico: 8 a 1. Alguns anos depois, o time paulista voltou a enfrentar outra equipe daqui do estado, o Barras.
Só que o jogo ocorreu em Goiânia, no Estádio Serra Dourada. Isso porque o Albertão não atendeu às exigências legais contidas nos laudos técnicos necessários para abrigar os jogos da Copa do Brasil. Aliás, os problemas estruturais do Estádio serão tema da quarta reportagem desta série.
O River reanimou o torcedor piauiense e lotou o Albertão em 2015!
Embalado por uma ótima campanha na Série D de 2015, o River chegou na final da competição e levou mais de 40 mil torcedores ao Estádio Albertão. Uma noite histórica em que o Galo mostrou que é possível os clubes locais levarem bons públicos ao Gigante da Redenção. Porém no gramado, o resultado não foi o esperado pelos torcedores.
O Tricolor lutou os 90 minutos, mas não conseguiu marcar o gol que tanto precisava para sair de campo com o título da Série D do Campeonato Brasileiro. O empate sem gols deu ao Botafogo de Ribeirão Preto o título nacional. Isso, no entanto, não foi suficiente para calar o torcedor piauiense, que aplaudiu o time de pé e vibrou com o vice-campeonato.
Clique aqui e confira a edição do Jornal O Dia com destaque para a final da Série D, entre River e Botafogo-SP, que lotou o Albertão.