Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Base de Dr. Pessoa se reúne em busca de “viabilidade administrativa” na Câmara

Na última semana vereadores derrubaram vetos de Dr. Pessoa e determinaram a manutenção do reajuste dos servidores municipais efetivos da Procuradoria-Geral do Município

13/05/2024 às 11h44

Após derrotas de Dr. Pessoa na Câmara de Teresina, a base do prefeito se reuniu para buscar construir uma “viabilidade administrativa” no parlamento. O encontro contou com alguns dos dez parlamentares que fazem parte da base do gestor no parlamento. Dos 29 vereadores o prefeito conta com pouco mais de um terço no seu grupo de apoio. Recentemente os vereadores derrubaram cinco vetos de Dr. Pessoa em sequência no parlamento, mantendo o reajuste de servidores e frustrando a estratégia do Palácio da Cidade.

Na última semana vereadores derrubaram vetos de Dr. Pessoa e determinaram a manutenção do reajuste dos servidores municipais efetivos da Procuradoria-Geral do Município. Além do reajuste os vereadores fizeram mudanças no novo código tributário do município de Teresina que isenta de ITBI imóveis de regularização fundiária. Outra matéria que o veto foi derrubado foi a regulamentação da atuação do acompanhante terapêutico e a preferência de vagas para irmãos no mesmo estabelecimento de Ensino Público no Município de Teresina.

Presidente do partido de Dr. Pessoa, o vereador Bruno Vilarinho (PRD) comentou sobre a reunião.

“Na verdade teve algumas derrotas com as derrubadas de uns vetos na semana passada. O líder do prefeito, o vereador Luís André, já se reuniu com alguns colegas vereadores e a gente tá entrando no consenso para que a gente possa ter a viabilidade administrativa. O que a gente quer é buscar uma viabilidade administrativa para a cidade de Teresina”, afirmou.

Bruno Vilarinho, vereador de Teresina - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Bruno Vilarinho, vereador de Teresina

Vilarinho ainda cobrou seriedade dos parlamentares na apreciação de matérias para não prejudicarem a cidade.

“Nós não podemos trazer as confusões do pleito eleitoral que a gente tem na rua para dentro da gestão. Isso atrapalha o crescimento de uma cidade, atrapalha o legislativo. Acredito aqui que temos 29 vereadores que pensam na cidade de Teresina e pautas importantes para a cidade de Teresina serão apreciadas pensando na cidade. A gente não pode colocar o pleito eleitoral em primeiro lugar, o pleito eleitoral a gente vai tratar após as convenções”, concluiu.

Bruno VilarinhoVereador PRD

Oposicionista a Dr. Pessoa, o vereador Evandro Hidd comentou sobre a crise na base do prefeito e destacou que o bloco político apoiará as matérias que forem relevantes.

“São matérias importantíssimas para a cidade de Teresina, não há que se justificar vetos que prejudiquem a população. Projetos de lei aprovados em primeira e segunda votação e que a prefeitura veta prejudicando a população. Enquanto vereador de oposição esse é o nosso trabalho. Quando a pauta for importante para a cidade votaremos a favor”, finalizou.

Vereador Evandro HIDD durante entrevista nesta manhã - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Vereador Evandro HIDD durante entrevista nesta manhã

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.