Nem a chuva que caiu sobre Teresina na tarde deste sábado (10) foi capaz de parar os foliões que marcaram presença no Bloco do Paçoca, uma das festas carnavalescas mais tradicionais da capital. Sediado no bairro Saci, na zona sul da cidade, o evento tem três décadas de história.
LEIA TAMBÉM
Com o tema ‘Paçoca na Brasa’, a edição deste ano homenageia Torquato Neto. É o que explica o diretor do Bloco do Paçoca, Messias Júnior. “Estamos comemorando 30 anos resgatando a música que Torquato Neto fez nos anos 70 para a Brasa Samba. A festa está só começando e teremos muito samba e diversidade. Essa é uma festa para crianças, idosos, homens e mulheres", afirma.
O bloco, que tradicionalmente desfila pela avenida principal do Saci, este ano está acontecendo na Praça das Palmeiras. A mudança visa atrair um público ainda maior e garantir uma atmosfera mais segura para os foliões. No local é possível perceber a presença de um considerável efetivo de policiais. Segundo o diretor, a expectativa é que mais de 5 mil pessoas compareçam à folia.
“A segurança é sempre uma preocupação. Nós queremos que as pessoas venham armadas, mas armadas de alegria e felicidade, pois é isso que o carnaval representa”, enfatiza Messias Júnior.
Em meio à garoa e tempo nublado, foliões fantasiados e cheios de cores esbanjam a alegria do carnaval. Por ser uma festa com anos de história, o Bloco do Paçoca atrai a atenção daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar. A contadora Doris de Carvalho, de 60 anos, está entre os novatos na festividade deste ano.
“Somos novos residentes aqui no bairro e nos convidaram para conhecer o bloco. A festa mal começou e já estamos adorando”, destaca.
Outro estreante do Bloco do Paçoca é o engenheiro Tércio Bacelar, de 47 anos. Com peruca, cerveja na mão e muito samba no pé, ele comenta que as expectativas para o evento são as melhores possíveis. “Acho que a energia que você leva para o lugar é a energia que você encontra. Estou muito feliz! E ainda tem essa chuva para amenizar o clima, é só cair na folia”, diz ele.
Entre as atrações deste ano, destacam-se Erivelto Barqueiro, Quarteto Elétrico, Bob Robson e a Bateria da Escola Brasa Samba, que marca sua primeira participação no Bloco do Paçoca. Em entrevista ao O Dia, o mestre de bateria Uriel Barros ressalta a importância de eventos como esse para preservar a tradição carnavalesca. Crescendo imerso na cultura das escolas de samba, Uriel toca bateria desde os três anos de idade.
"Estamos aqui no Bloco do Paçoca unidos em prol de resgatar a alegria do carnaval nas ruas. Atualmente, contamos com cerca de 20 membros no grupo e nosso repertório abrange desde os clássicos sambas-enredo das escolas até marchinhas e músicas contemporâneas", compartilha Uriel.
O Bloco do Paçoca não oferece só música e diversão, mas também oportunidades para empreendedores e ambulantes. Neste ano, mais de dez pessoas se cadastraram para montar suas barracas e realizar vendas durante o evento. Erandi Sampaio, empreendedor de 45 anos e proprietário de um barzinho na praça, é presença frequente no bloco e destaca a relevância desse evento para os negócios locais.
"Normalmente, já temos boas vendas no nosso barzinho diariamente, mas durante o bloco, a clientela aumenta. Estamos presentes em quase todas as edições do Bloco do Paçoca, e nossa expectativa é sempre fazer muitas vendas", afirma Erandi Sampaio.
O Bloco do Paçoca é apenas uma das várias festividades carnavalescas que estão movimentando a cidade. Neste sábado (10), também temos o Bloco Salve Rainha, na Praça da Liberdade, e o Bloco Base, na Rua 24 de Janeiro.
E não para por aí! Na segunda-feira (12) e terça-feira (13), outros bloquinhos prometem animar a capital. Confira aqui a programação completa do carnaval em Teresina.