Se engana quem pensa que Teresina não tem Carnaval. Uma das datas mais aguardadas do ano iniciou em grande estilo com os blocos de rua que levaram a alegria para as ruas em todas as zonas da Capital. Neste ano, os dois primeiros dias de Carnaval foram marcados pela animação dos foliões em 14 blocos espalhados pela cidade. Em um dos mais tradicionais, o "Pinto na Morada", grupos de amigos e famílias se divertiram ao som de marchinhas carnavalescas.
O bloco Pinto na Morada surgiu em 2017 e faz referência ao Galo da Madrugada, o maior bloco do mundo e o mais tradicional do Carnaval de Recife. O pinto possui três metros de altura, e é feito de fibra e coberto por camurça, o que faz com que ele seja bem leve, pesa menos de 10kg.
A atração teresinense foi criada a partir da paixão por Carnaval de um grupo de amigos, moradores do bairro Morada do Sol. É o que explica o organizador do bloco, Alexandre Sá.
“Passei dois anos fora de carnaval, sem fazer bloco carnavalesco, mas pela minha paixão, resolvi, junto com amigos, criar o bloco, que foi abraçado por essa população maravilhosa, desse bairro maravilhoso. Nossa expectativa é boa, acho que esse ano vem muita gente e estamos esperando uma chuvinha para nos abençoar”, afirmou o organizador.
Marcela Fernanda é pernambucana e mora em Teresina há seis anos. Desde que passou a morar na capital do Piauí, a supervisora diz que ainda não teve a chance de retornar à sua terra durante o Carnaval, e os blocos de rua em Teresina são uma oportunidade de matar um pouco a saudade.
O seu Carlos Arraes veio com a família para aproveitar o bloco e se fantasiou de "falso rico". Com cordões de ouro falso e com pose de rico, ele afirmou que brincar o carnaval e é importante que todos levem a sério esta atividade cultural e econômica do país. "O carnaval é uma alegria, o carnaval é onde o pessoal se movimenta, principalmente o comércio, as coisas todas, você vê como a praça cheia de vendedores. É mais uma renda para as famílias", disse.
Criatividade não faltou para os foliões. O seu Alcindo Pedrosa veio com a filha Bárbara Pedrosa com um fantasia comum no carnaval de Pernambuco! "Essa fantasia é da ala ursa, uma brincadeira de Recife. Que a gente tá trazendo pra Teresina agora, minha filha é daqui e eu sou do Recife, mas o espírito é o mesmo. Carnaval é carnaval, em todo lugar. Ela é uma ursa muito brava. Então se eu soltar ela, alguém vai ter que me dar dinheiro. A ala ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro", brincou.
E não para por aí! Na segunda-feira (12) e terça-feira (13), outros bloquinhos prometem animar a capital. Confira aqui a programação completa do carnaval em Teresina.