Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cachorros são resgatados de maus-tratos em Teresina; polícia investiga prática de zoofilia

Ainda segundo a denúncia, o autor seria um homem de aproximadamente 40 anos que sofre de transtornos mentais.

22/02/2024 às 11h56

22/02/2024 às 11h56

Pelo menos sete cachorros foram resgatados de maus-tratos em uma casa do bairro São João, zona Leste de Teresina, nessa quarta-feira (21). Além disso, denuncias apontavam ainda que os animais estariam sendo supostamente vítimas da prática de zoofilia. O resgate foi realizado pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB-PI e pela Associação de Proteção Animal Lar do Nando.

Ao O Dia, a advogada Dárcia Alencar, titular da CPDA, informou que uma denúncia sobre a ocorrência foi registrada ainda no ano passado junto às autoridades policiais. Entretanto, devido à demora no processo de investigação e atuação policial, a comissão, juntamente com a instituição de proteção animal, resolveram por agir por conta própria.

Cachorros são resgatados de maus-tratos em Teresina; polícia investiga prática de zoofilia - (Divulgação/OAB-PI) Divulgação/OAB-PI
Cachorros são resgatados de maus-tratos em Teresina; polícia investiga prática de zoofilia

Chegaram essas denúncias [de maus-tratos] por vizinhos e eles vendo que o caso não estava sendo resolvido entraram em contato com a comissão da OAB para que pudéssemos ajudar a dar prosseguimento a esse caso. Dessa forma, nós acionamos o protetor Nando para que ele nos ajudasse no resgate desses animais

Dárcia AlencarTitular da CPDA

Sobre o possível incidência da prática de zoofilia, a advogada ressalta que não pode confirmar o crime, mas alega que as partes íntimas de cachorras estavam feridas. “A gente não pode dizer ao certo o crime, porque ainda não saiu o resultado da perícia, pois eles foram periciados ontem. Porém, as genitálias das cachorras estão bem comprometidas”, disse.

Ainda segundo a denúncia, o autor seria um homem de aproximadamente 40 anos que sofre de transtornos mentais. Ele também é acusado de agredir a própria mãe, uma idosa de 72 anos. “Além fazer maus-tratos sobre os animais, ele também é acusado de agredir a própria mãe”, frisa.

Após o resgate, os animais foram encaminhados para a instituição Lar do Nando para os devidos tratamentos e cuidados. Um inquérito policial será realizado para os procedimentos de praxe.

Com edição de Nathalia Amaral.