Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval de Teresina: Bloco Tan Dan Dan levava alegria para foliões de todas as idades

Com 55 blocos de rua, Carnaval chega ao seu quarto dia com diversão para crianças e adultos.

13/02/2024 às 16h17

O Carnaval 2024 está chegando ao fim. Em Teresina, os quatro dias de folia foram repletos de atrações e blocos de rua para todos os estilos e gostos. Este ano, 55 blocos saíram às ruas da capital atraindo foliões de todas as idades. Dos mais tradicionais aos mais novos, os bloquinhos voltaram a ganhar força na capital e são a alternativa para quem não quer sair da cidade para aproveitar a folia.

Bloco Tan Dan Dan - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Bloco Tan Dan Dan

E a prova de que o Carnaval é para todas as idades é que um dos últimos blocos a ir para rua foi o Bloco Infantil "Tan Dan Dan", que acontece desde 2019 na Praça 16 de agosto, no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina. Na tarde desta terça-feira (13), o bloco acontece com apresentações musicais, concurso de fantasia, seres mágicos e muita alegria.

Bloco Tan Dan Dan - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Bloco Tan Dan Dan

“Eu tenho três filhas e a minha cunhada também tem três filhas, somos as sonhadoras do bloco e identificamos na cidade uma ausência de blocos infantis. Em 2018, quando a gente fez o mapeamento dos blocos, percebeu que não tinha, só tinha bloco de adulto com a participação infantil, e o Tan Dan Dan é infantil com a participação de adultos, apesar de ser para crianças de 0 a 100 anos”, explica Weyla Carvalho, organizadora do Bloquinho.

Bloco Tan Dan Dan - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Bloco Tan Dan Dan

Segundo ela, o bloco tem como objetivo reconstruir o hábito de ocupar a cidade e levar as crianças para as praças. “O Carnaval é cultural, mas o nosso bloco é muito artístico, trabalhamos com artes visuais, música, temos muitos bailarinos no nosso cortejo. Queremos reconstruir a memória de ocupar a cidade, ir para a praça, sair dos muros e das cercas elétricas, dar um descanso das telas, que hoje em dia é tão difícil competir”, completa.

A mini miss Brasil Ayla Júlia esteve no bloco acompanhada pela sua mãe, a bailarina Alane Mendes, e foi uma das crianças que caprichou na fantasia. Vestida como a Poppy do desenho Trolls, a pequena aproveitou o bloquinho para se divertir.

Mãe e filha fantasiadas no bloco Tan Dan Dan. - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Mãe e filha fantasiadas no bloco Tan Dan Dan.

A fantasia dela é a Poppy dos Trolls. Ela já teve aniversário dos Trolls, quando tinha três anos, e nada mais é do que uma fantasia muito alegre para como um evento como esse, bem infantil e alegre. Foi uma fantasia que deu um pouquinho de trabalho, fiz e refiz várias vezes, pintou minhas mãos, mas foi bem tranquilo

Alane MendesMãe de Ayla Júlia

Criatividade não faltou para a criançada (e nem para os pais)

A Maria Fernanda decidiu fazer uma fantasia com as coisas que tinha em casa. Daí então ela pegou uma panela, pôs na cabeça e se vestiu a caráter de um desenho animado e foi para a praça 16 de Agosto, no bairro São Cristóvão, para brincar o carnaval. E adorou a festa!

"Eu adoro o seriado e adoro me vestir. Então eu pensei, nossa, eu tenho material pra fazer, eu vou fazer! Não demorou, foi bem rápido. E eu acho que o carnaval é uma hora pra gente comemorar mesmo, jogar confetes, se divertir, por aí. Tô adorando", conta, animada.

Bloco Tan Dan Dan - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Bloco Tan Dan Dan

E não são só as crianças que aproveitam a festa. Os pais também se divertem no Tan Dan Dan, fantasiados ou não. O advogado Pablo Pedrosa veio trazer o filho Martín, mas não veio à paisana. Resolveu vir fantasiado de Inspetor Buginganga, personagem dos filmes da década de 80. "Para quem já foi criança nos anos 80 sabe que esse aqui é o Inspetor Bujiganga. Todo mundo assistia e gostava. Ele uma inspiração para mim que parece comigo também", brinca.

"Vim trazer os três filhos, mas eu também vim me divertir. Então a gente brinca junto também, se diverte. Acho que o Carnaval assim em uma uma praça pública aberta, acho que faz toda a diferença. Esse bloco aqui a gente vem sempre e o astral é completamente diferente", disse Pablo.

Pablo, fantasiado de "Inspetor Buginganga". - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Pablo, fantasiado de "Inspetor Buginganga".

Bloquinho infantil movimentou comércio da região

Cerca de 20 tendas ofertaram produtos e serviços para a criançada e para as famílias no bloco Tan Dan Dan. Os empreendedores aprovaram a iniciativa de unir as atividades carnavalescas com o incentivo ao empreendedorismo. A Luana tem, há três anos, uma papelaria de produtos infantis e levou ao local da festa para alavancar as vendas.

Um evento como esse de carnaval tem a cara da nossa marca, que a gente vende produtos de papelaria, tudo colorido, e é um espaço onde a gente pode alcançar mais clientes, fazer a nossa loja ser mais conhecida pela cidade, então é uma oportunidade incrível que fortalece não só o nosso empreendimento, mas de tanta gente que tá aqui, ralando, batalhando e fazendo essa economia girar

Luana NogueiraEmpreendedora
Luana Nogueira, empreendedora. - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Luana Nogueira, empreendedora.

Confira as fotos do Bloco Tan Dan Dan