Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Confirmada a terceira morte por dengue em Teresina; vítima é uma criança

Número de óbitos pela doença no Piauí subiu para 16. Esta é a segunda criança vítima da dengue na capital em 2024.

07/06/2024 às 09h52

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou nesta quinta-feira (06) mais uma morte decorrente de complicações da Dengue em Teresina. A vítima é uma criança, mas o órgão não informou a idade nem o nome. Com a confirmação de mais este óbito, o número de mortes por dengue em Teresina em 2024 subiu para três. Em todo o Piauí já são 16 vítimas fatais da doença só neste ano. O maior número de casos se concentra no município de Bom Jesus.

Esta é a segunda criança vítima da dengue em Teresina desde o início do ano. No último mês de maio, o pequeno Rafael Lira, de 5 anos, morreu por conta de complicações da doença. Foi o primeiro óbito registrado na capital este ano. Quinze dias depois, sua mãe, a médica Laysa Geovanna Lira, também faleceu em decorrência da dengue na capital. O filho mais velho de Laysa precisou ser transferido para São Paulo também com suspeita de dengue.

Confirmada a terceira morte por dengue em Teresina; vítima é uma criança - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Confirmada a terceira morte por dengue em Teresina; vítima é uma criança

Piauí confirmou mais quatro mortes por dengue nesta semana

Os números da Dengue são considerados preocupantes pelos especialistas. Isto porque o Estado já contabiliza mais de 11 mil casos prováveis da doença com um coeficiente de incidência de 345 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Pelos números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí ainda consta com 15 óbitos por dengue. A morte da criança confirmada ontem (06) pela FMS ainda não entrou no painel epidemiológico do Estado.

Nesta quinta (06), a Sesapi confirmou mais quatro mortes por dengue no Piauí. As vítimas tinham entre 12 e 55 anos e eram dos municípios de Floriano, Baixa Grande do Ribeiro e Bom Jesus. O total de óbitos já é quase quatro vezes maior que o registrado durante todo o ano de 2023. A cidade de Bom Jesus é a que apresenta a situação mais preocupante.

Conforme os dados da Sesapi, Bom Jesus tem 2.137 casos prováveis da doença e sete óbitos confirmados. Em seguida aparecem Teresina, com três óbitos; Baixa Grande do Ribeiro, com dois óbitos; e os municípios de Manoel Emídio, Esperantina e João Costa, cada qual com um óbito confirmado para a doença.

Pelos dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina possui 4.153 casos notificados de dengue; 312 casos em investigação; 2.847 casos confirmados; 15 casos graves; três óbitos confirmados e uma taxa de letalidade de 0,35 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Confirmada a terceira morte por dengue em Teresina; vítima é uma criança - (Reprodução/Pixabay) Reprodução/Pixabay
Confirmada a terceira morte por dengue em Teresina; vítima é uma criança

Quais os principais sintomas da Dengue?

A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos, erupções cutâneas e, em casos mais graves, hemorragias e choque. O tratamento da dengue geralmente envolve repouso, hidratação e, em casos mais graves, a internação para monitoramento de possíveis complicações.

A FMS faz um apelo à população teresinense para que fique atenta quanto aos criadouros de mosquito da dengue em sua casas e nos terrenos próximos. É necessário eliminar qualquer foco do Aedes aegypti, evitando o acúmulo de água parada em garrafas, pneus, lixo e vasos de planta. Teresina conta com agentes de endemia visitando as residências regularmente para verificar a existência de possíveis e os eliminar.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.