Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Pessoas com comorbidades podem tomar vacina anual em Teresina

A medida faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ao qual recomenda este tipo de vacinação a esse público-alvo.

28/02/2024 às 16h41

28/02/2024 às 16h41

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que a partir desta quinta-feira (29) pessoas com comorbidades poderão ser imunizadas com a vacina contra a Covid-19 uma vez ao ano. A medida faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ao qual recomenda este tipo de vacinação a esse público-alvo.

O grupo é caracterizado por pessoas que possuem a ocorrência de doenças preexistentes que, quando associadas a uma nova enfermidade, como a Covid-19, por exemplo, podem tornar-se um agravante no quadro clínico.

Covid-19: Pessoas com comorbidades podem tomar vacina anual em Teresina - (César Ferreira / Ascom) César Ferreira / Ascom
Covid-19: Pessoas com comorbidades podem tomar vacina anual em Teresina

Para ter acesso ao imunizante, o interessado deve se dirigir a um ponto de vacinação, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping. O horário de funcionamento do shopping é das 13h às 19h, e nas UBS das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, explica que para ter acesso à vacina anual da Covid-19 a pessoa com comorbidade deverá seguir alguns critérios. “Para receber a vacina, é preciso ter pelo menos duas doses e um intervalo de no mínimo seis meses da dose anterior”, disse.

Outros públicos

Além deste grupo, serão contemplados pelo reforço os trabalhadores da saúde, idosos (60 anos e mais), pessoas imunossuprimidas, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

Já o grupo de pessoas entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela nova orientação do PNI, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.

Com edição de Nathalia Amaral.