Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enzo Samuel pede fim da greve dos professores após reajuste de salário dos servidores

Caso o reajuste seja sancionado pelo Prefeito, o salário dos educadores de Teresina poderia chegar a quase R$ 15 mil na classe A. Os professores deciriam manter a greve

21/03/2024 às 08h41

21/03/2024 às 08h41

O Presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, pediu o fim da greve dos professores da rede municipal de ensino após a aprovação do reajuste linear de 20,8 %. Os educadores cobram do Prefeito Dr. Pessoa a sanção do projeto aprovado no legislativo, a gestão encaminhou um projeto reajustando em 5% o salário dos servidores, porém, através de emenda ao texto os vereadores elevaram para 20,8% o percentual majorado.

Como noticiado pelo Portal O Dia, caso o reajuste seja sancionado pelo Prefeito, o salário dos educadores de Teresina poderia chegar a quase R$ 15 mil na classe A, que possui mais títulos e tempo de serviço. Confira a tabela completa de salários dos servidores de todas as classes de professores.

Professores - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Professores

Na última quarta, um dia após a aprovação do reajuste, os professores realizaram o ato “sanciona Pessoa” e deram um abraço simbólico no quarteirão onde fica a Prefeitura de Teresina, a secretaria de finanças e de administração, órgãos responsáveis por uma sanção do reajuste. A exigência dos servidores é que o executivo sancione o projeto em cumprimento ao acórdão 219/2023 do Tribunal de Contas do Estado.

A greve dos professores completa 17 dias nesta quinta, os educadores iniciaram o movimento no dia 04 de março e desde então vários profissionais estão fora das salas de aula.

O indicativo do Palácio da Cidade é de que o Prefeito irá vetar o projeto de reajuste de salário dos servidores aprovado sob alegação de inconstitucionalidade, já que a emenda apresentada pelos vereadores não possuiria o estudo de impacto financeiro e os parlamentares estariam excedendo as prerrogativas.

Enzo Samuel cobrou o fim da greve e lamentou o prejuízo que estaria sendo causado aos alunos.

“Esperou que a greve possa se encerrar o quanto antes, quem fica prejudicado são os alunos e a população teresinense. A gente espera que a Prefeitura e os professores possam chegar na resolução desse impasse o quanto antes”

Enzo Samuel Presidente da Câmara de Teresina
Presidente Enzo Samuel durante entrevista - (Tarcio Cruz/ O DIA) Tarcio Cruz/ O DIA
Presidente Enzo Samuel durante entrevista

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.