Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Franzé registra B.O após filho com autismo sofrer discriminação: “Não vamos nos calar”

O caso aconteceu na tarde de domingo (24). O filho do deputado, de 6 anos, foi vítima de discriminação por ser portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

25/03/2024 às 14h57

25/03/2024 às 15h11

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) nesta segunda-feira (25), após seu filho de 6 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ser alvo de discriminação em um restaurante na capital do Piauí.

Segundo o B.O, o incidente ocorreu durante a tarde de domingo (24), quando o filho de Franzé estava em uma área de playground do estabelecimento. Um indivíduo, cuja identidade não foi revelada, teria abordado agressivamente a criança e sua babá após o filho do deputado não respeitar a fila de um brinquedo, comportamento atribuído pelo parlamentar ao TEA.

 “Não vamos nos calar”, diz Franzé Silva após caso de discriminação contra o filho em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
“Não vamos nos calar”, diz Franzé Silva após caso de discriminação contra o filho em Teresina

Ao descobrir que o menino era autista, o homem proferiu comentários ofensivos, afirmando que "lugar de autista não era ali, que ficasse em casa, que não era pra estar com outras crianças". O momento da discussão foi registrado por câmeras de segurança do restaurante. 

Nas redes sociais, o presidente da Alepi informou que vai acionar judicialmente o homem responsável pela abordagem discriminatória e que ele e sua família não irão se calar diante do preconceito. 

“Registrei Boletim de Ocorrência em razão do ocorrido neste final de semana com meu filho e minha família. Agradeço a todos e todas, pelas mensagens de solidariedade. Não vamos nos calar diante do preconceito e da discriminação. Que a justiça seja feita!”.

Franzé SilvaPresidente da Assembleia Legislativa do Piauí
Boletim de Ocorrência foi registrado nesta segunda (25) - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Boletim de Ocorrência foi registrado nesta segunda (25)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação social, a interação e pode resultar em comportamentos repetitivos. Sua etiologia envolve fatores genéticos e ambientais, sendo ainda objeto de estudo científico. Após o ocorrido, Franzé Silva apontou que “O despertar pela inclusão tem que ser papel de cada um de nós”.

“Se o filho do Presidente de um Poder ainda é discriminado num ambiente coletivo, imagina o filho de um simples cidadão!”, acrescentou o parlamentar.

É importante ressaltar que a discriminação contra pessoas com autismo é considerada crime, de acordo com a Lei 13.146, de 2015. A medida visa garantir a igualdade de direitos e liberdades fundamentais para pessoas com deficiência. Nos artigos 4º e 5º, a lei estabelece que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades e está protegida contra qualquer forma de discriminação, negligência, violência ou tratamento desumano.

O artigo 88 da mesma lei determina penalidades para quem discriminar uma pessoa com deficiência, o que inclui também pessoas com autismo em qualquer grau. Ele estipula uma pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa, para quem praticar, induzir ou incitar discriminação contra pessoa com deficiência. 

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.