Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Franzé denuncia ter sido vítima de discriminação em restaurante de Teresina

De acordo com o parlamentar seu filho, que possui o transtorno do espectro autista (TEA), teria sido ofendido por um cliente do estabelecimento

24/03/2024 às 17h49

24/03/2024 às 17h58

O Deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, denunciou no final da tarde deste domingo (24) que ele e seu filho teriam sido vítimas de discriminação em um restaurante da capital. O ato teria ocorrido durante o almoço no estabelecimento.

De acordo com o parlamentar seu filho, que possui o transtorno do espectro autista (TEA), estava brincando em um espaço destinado a recreação de crianças no estabelecimento, quando o pai de outra criança teria proferido palavras discriminatórias e afirmado que seu filho não poderia estar no espaço.

Pelas redes sociais o parlamentar revelou os detalhes do desentendimento.

“Hoje vivi durante o almoço num restaurante em Teresina, a discriminação que tantos pais de crianças atípicas vivem no seu dia a dia. Preconceito ! Um pai de uma criança típica dizer que meu filho autista não poderia está no mesmo ambiente que a filha dele. No século passado as pessoas com alguma debilidade mental, viviam acorrentadas ou presas em manicômios. Hoje se busca a inclusão e novas formas de terapias inclusivas”

Franzé SilvaPresidente da Assembleia
Franzé Silva, presidente da Alepi - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Franzé Silva, presidente da Alepi

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento neurobiológico que se caracteriza por desafios na comunicação social e na interação, além de comportamentos e interesses repetitivos. A causa do autismo ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que seja resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Dentre as principais características estão:

Comunicação social e interação: Dificuldades em compreender e responder a pistas sociais, como expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz; iniciar e manter conversas; compartilhar interesses e atividades com outras pessoas; e formar relacionamentos.

Comportamentos repetitivos: Movimentos estereotipados (como balançar o corpo ou bater as mãos), interesses restritos e intensos, e necessidade de rotina e previsibilidade.

Franzé Silva (PT) defendeu a inclusão como forma de mudar a realidade.

“O direito à inclusão tem que ser uma defesa da sociedade. Se o filho do Presidente de um Poder ainda é discriminado num ambiente coletivo, imagina o filho de um simples cidadão! Tenho pena dos que têm alma pequena! Nunca imaginam que possam, um dia, tem perto de si alguém que ame que precise de inclusão. Infelizmente existem pessoas que pararam no tempo ou retrocederam. A inclusão TEM que ser uma realidade! O despertar pela inclusão tem que ser papel de cada um de nós que buscamos uma nova sociedade”, concluiu o deputado.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.