Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

G20 em Teresina: população pode participar de discussões no dia 20 de maio

18/05/2024 às 10h45

Cerca de 50 delegações internacionais do Grupo dos Vinte (G20) se reunirão em Teresina na próxima semana, entre os dias 22 e 24 de maio. As autoridades discutirão, em reuniões técnicas, os termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, um dos principais focos do fórum de cooperação econômica internacional, que se reúne anualmente em diversos países do mundo.

"O Brasil voltou ao cenário e protagonismo internacional, com o Piauí recebendo delegações de todo o mundo e contribuindo para a resolução do grave problema mundial da fome e da insegurança alimentar, para que possamos avançar em direção ao seu fim”, destaca o Secretário de Governo, Marcelo Noletto.

Secretário de Governo, Marcelo Nolleto - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Secretário de Governo, Marcelo Nolleto

As reuniões técnicas não serão abertas ao público e acontecerão no Centro de Convenções de Teresina. No entanto, no dia 20 de maio, os teresinenses que já se inscreveram poderão participar da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que ocorrerá na Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI). Nesse evento, que contará com a participação do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias, as pessoas poderão contribuir com ideias para mitigar o problema da fome e da pobreza no mundo.

Ainda no dia 20, ocorrerá o seminário "Na Rota para o G20: A Experiência Recente do Piauí no Combate à Fome e à Pobreza", das 10h às 12h, e o debate “Enfrentamento à Fome e Combate à Pobreza: Contribuições da Sociedade Civil”, a partir das 14h, também na FIEPI.

“Haverá uma reunião com os ministros e um seminário que apresentará uma pesquisa da ONU mostrando a evolução do IDH do Piauí, associada às políticas públicas que foram adotadas. Os demais momentos serão discussões técnicas e reuniões fechadas com as delegações”, esclarece o secretário.

Em Teresina, a programação do G20 terá início no dia 20 de maio - (Reprodução/Governo Federal) Reprodução/Governo Federal
Em Teresina, a programação do G20 terá início no dia 20 de maio

A escolha de Teresina para sediar os encontros do G20 leva em consideração o fato de o Piauí ter sido um dos principais exemplos no combate à fome. Foi em um município do interior do estado, chamado Guaribas, que o ‘Fome Zero’ foi instituído e mudou a vida de milhares de pessoas.

“O Fome Zero mostrou sua eficiência, e tivemos a expansão em várias áreas, como na habitação e infraestrutura da cidade. Através do projeto, vimos que é possível e viável que políticas públicas feitas de forma responsável modifiquem as situações de vulnerabilidade social”, destaca o sociólogo Arnaldo Eugênio.

As reuniões técnicas realizadas neste primeiro momento culminarão na Cúpula de Chefes de Estado e Governo em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. “Delegações de vários países participarão dessas reuniões técnicas para coletar ideias que vêm do povo e consolidá-las em um texto. Esse texto, ao final do ano, será apresentado como um pacote de propostas e soluções concretas para que os países possam aderir e desenvolver essas políticas que irão reduzir a fome e a pobreza”, conclui Marcelo Noletto.

___________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.