Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Guarda Municipal acompanhará SAMU em atendimentos a vítimas de violência e em locais de risco

Protocolo foi definido em reunião nesta terça-feira (18). SAMU terá agora uma viatura com três guardas municipais à sua disposição.

18/07/2023 às 14h41

28/09/2023 às 06h10

Todas os atendimentos do SAMU de Teresina a vítimas de ferimento por arma branca, arma de fogo e agressão serão acompanhados pela Guarda Civil Municipal. É isso o que prevê o protocolo de reforço da segurança às equipes de socorro que atuam na capital. Esse protocolo foi definido em reunião ocorrida nesta terça-feira (18) entre a equipe do SAMU e da GCM e vem após o atentado registrado no final de semana a uma ambulância que fazia atendimento no Vamos Ver o Sol.

O SAMU passará a contar, também, com uma viatura da Guarda Municipal única e exclusivamente para fazer o acompanhamento das equipes de plantão. Essa viatura ficará disponível na sede do Serviço de Atendimento e deverá acompanhar as ambulâncias que forem fazer atendimentos em áreas de risco em Teresina. O protocolo, no entanto, não define quais são essas áreas.

Ambulâncias do SAMU serão acompanhadas por uma viatura da Guarda Municipal em atendimentos - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Ambulâncias do SAMU serão acompanhadas por uma viatura da Guarda Municipal em atendimentos

Além de acompanhar as equipes do SAMU, os guardas municipais de Teresina passarão por capacitações na área de primeiros socorros e saúde.

“Recebemos a solicitação urgente para que fossem criados protocolos mais efetivos e aqui estamos para dar início a esse processo tão desafiador, mas que com certeza vai beneficiar os trabalhadores do SAMU”, explicou.

Eliel dos Santosdiretor do SAMU

Quem também participou do encontro foi o chefe da Coordenadoria de Segurança do Município, Danúbio Carvalho. De acordo com ele, a criação do protocolo visa atender à determinação da Prefeitura, expedida ontem (17) para viabilizar os atendimentos sem oferecer risco aos socorristas. “Queremos justamente dar essa tranquilidade aos agentes socorristas e, para isso, estamos nos alinhando com o SAMU”, afirmou.

Mais sobre: