Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovem foi morto dentro de escola em Teresina por não querer integrar facção rival

Delegado Bruno Ursulino disse que Marciel Medeiros foi morto após informante infiltrado na escola apontar a vítima ao atirador.

15/03/2024 às 10h17

Foram identificados e conduzidos pela polícia nesta manhã (15) os acusados de terem participado do assassinado de Marciel Medeiros da Silva, jovem que foi morto dentro de uma escola no bairro Dirceu no mês passado. Trata-se de um adolescente de 16 anos, que foi o autor dos tiros que mataram a vítima, e de dois irmãos gêmeos maiores de idade. O atirador foi identificado pelas iniciais E.D e seus comparsas se chamam Samuel e Rafael.

Estudante f morto a tiros dentro de escola no Dirceu - (Divulgação/PCPI) Divulgação/PCPI
Estudante f morto a tiros dentro de escola no Dirceu

As conduções foram efetuadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em inquérito conduzido pelo delegado Bruno Ursulino. Ele explicou que o assassinato de Marciel dentro da escola se deu em razão da briga entre facções criminosas e que ele foi morto porque teria escolhido integrar uma facção rival.

Marciel, segundo a polícia, já tinha passagens por contravenções penais previstas no artigo 157 (roubo). O jovem teria sido cooptado pelas facções que atuam na região do Dirceu e, devido à escolha que fez por uma delas, acabou sendo executado. “Ele já tinha se direcionado a qual facção seguiria. Essa questão da negativa a não querer fazer parte de uma determinada facção está relacionada ao um crime que ele cometeu na região. Ele tinha feito essa escolha e por causa disso aconteceram as primeiras ameaças em relação ao seu executor”, explica o delegado.

Delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios - (Arquivo O DIA) Arquivo O DIA
Delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios

O executor, ou seja, o autor dos tiros que mataram Marciel foi apreendido hoje (15). Trata-se de E.D, um adolescente de apenas 16 anos que ficou na espreita do lado de fora da escola aguardando pela vítima sair para matá-la. Segundo o inquérito, E.D contou com o apoio de dois comparsas, os gêmeos Samuel e Rafael. Eles tinham a função de apontar quem era Marciel no meio dos demais estudantes que saíam da Unidade Escolar no momento.

“Os dois irmãos estavam perto da vítima para possibilitar que ele fosse atingido pelos disparos. Os dois irmãos ficaram fazendo gestos para o atirador disparar e eles foram cruciais para que o homicídio fosse praticado com êxito, tendo em vista que a vítima, o Marciel, estava vestindo um casaco e podia ser confundido com os outros estudantes”, detalhou o delegado Bruno Ursulino.

Marciel foi morto quando saía da escola no Dirceu - (Francisco Filho/ODIA TV) Francisco Filho/ODIA TV
Marciel foi morto quando saía da escola no Dirceu

O atirador, E.D confessou à polícia a autoria do crime e, segundo o delegado, chegou a tentar assumir toda a culpa, eximindo os demais envolvidos (Samuel e Rafael) de responsabilidade. Isso, porque a penalidade prevista em lei para ele é mais branda que a atribuída aos outros pelo fato de ele ainda ser menor de idade.

Além de E.D, Samuel e Rafael, outro envolvido no crime foi preso em flagrante no dia do ocorrido. Ele foi identificado como sendo Herverton Vinícius. Ele deu apoio logístico para o assassinato de Marciel. Um quinto envolvido segue foragido. Trata-se de um adolescente que, de acordo com o delegado, estava infiltrado dentro da sala de aula de Marciel repassando via mensagens informações para o atirador do lado de fora.

Com as apreensões de hoje (15), o Departamento de Homicídios disse que já possui material suficiente para fechar o inquérito relacionado ao assassinato de Marciel. Os policiais seguem em diligências para localizar o acusado que segue foragido, mas disse que ele deve ser apreendido rapidamente em razão das informações obtidas com os depoimentos dos demais.

Aluno foi assassinado dentro de escola no Dirceu

Marciel Medeiros da Silva, 18 anos, foi morto a tiros na tarde do dia 22 de fevereiro dentro do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, localizado no Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. O jovem estava saindo da escola quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.