O presidente estadual do PSDB no Piauí, Luciano Nunes, oficializou na manhã desta segunda (19) a sua desistência na disputa pela Prefeitura de Teresina e anunciou adesão a candidatura de Fábio Novo (PT). Junto com Luciano um grupo de ex-secretários das gestões de Firmino Filho também confirmaram apoio ao petista. Apesar do apoio de Luciano Nunes, o PSDB de Teresina não acompanhará o líder estadual da legenda e nesta terça, em uma reunião do diretório, deverá anunciar apoio a Silvio Mendes
A adesão de Luciano a Fábio Novo vinha sendo arquitetada pelo próprio petista desde o ano passado. Novo costurou inicialmente o apoio de políticos da oposição na capital, em outubro do ano passado, em uma mudança de posicionamento polêmica, a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) anunciou sua adesão ao petista. Já no começo de fevereiro, foi o deputado estadual Marden Menezes (Progressistas), que também aderiu a Novo.
Durante sua fala Luciano apontou os motivos da sua desistência.
O tucano ainda criticou o “estrelismo” por parte de outros candidatos, dando a entender que Silvio Mendes o ex-prefeito se sentiria melhor que outros nomes.
“O sonho, a luta permanece para esses homens e mulheres que estão aqui hoje. Aqui não tem estrelismo, aqui não tem ninguém melhor do que ninguém. Aqui existem pessoas que sonham com uma Teresina melhor, para todos. Essas pessoas aqui hoje já deram uma contribuição importante para a cidade. É com esse espírito que estamos aqui hoje para somarmos com nossos projetos e valores para a cidade”, afirmou.
Já Fábio Novo novamente lembrou do contexto nacional de união entre Alckmin e Lula.
“Fui do PSDB e deixei grandes amigos, estamos vivendo um momento semelhante em nível nacional, o presidente Lula foi buscar em Alckmin o seu pilar para a reconstrução do Pais. Todas as vezes que o PT e o PSDB estiveram juntos por Teresina frutificou. Na construção do HUT, da Ponte Estaiada, na grande parceria entre o Assis Carvalho e Firmino Filho que rendeu a maioria das UBS’s de Teresina. Precisamos usar essa experiência, no Governo Rafael nos desnudamos de qualquer preconceito e vamos trabalhar juntos por Teresina”, finalizou.
60 gestores de Firmino com Fábio Novo
Além de Luciano Nunes um grupo de secretários estiveram na solenidade apoiando Fábio Novo, dentre eles Francisco Canindé, ex-secretário de finanças, Fernando Said, ex-secretário de comunicação dentre vários nomes. Nas contas de Canindé o número chega a mais de 50 apoiadores.
“É um momento representativo, os números são muito fortes, hoje com o Luciano estão indo mais de 15 secretários, com o grupo dos outros que já estavam apoiando Fábio Novo vamos chegar perto de 60 ex-secretários, secretários executivos, e diretores de gestões de Firmino. A opção foi por Teresina, por quem nos procurou e nos chamou para fazer parte do projeto. Avaliamos que era o melhor caminho para seguir” concluiu.