Nesta quinta-feira (07/09), aconteceu o tradicional desfile cívico-militar em Teresina, em homenagem aos 201 anos da Independência do Brasil. A Avenida Marechal Castelo Branco, Centro/Norte da capital, voltou a ser palco do evento e foi preenchida por milhares de pessoas.
O desfile cívico-militar contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e também o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Ao O Dia, o chefe do Executivo estadual afirmou que o evento é o reconhecimento das novas conquistas e a luta por direitos do povo brasileiro.
Os primeiros a desfilar na Avenida Marechal Castelo Branco foram grupos de equoterapia, banda Fanfarra Antônio José, pelotão mirim cidadão, pelotão rone mirim, pelotão mirim Santa Maria da Codipi, pelotão mirim Árvores Verdes, Construindo Cidadania, Maçonaria e Ordem Filhas de Jó.
O evento contou com a presença da Polícia Militar, Civil, Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, além de várias unidades públicas e particulares de Teresina. Entidades da sociedade civil também participaram do desfile, que por sinal atraiu várias pessoas para prestigiarem o momento. A expectativa de público é estimada em 50 mil pessoas.
O comandante geral da PM-PI, Scheiwann Lopes, argumentou que o evento é mais que um desfile, é a celebração pelos que contribuíram, e continuam a contribuir, com a independência do Brasil.
"É um momento de alegria festejar nossa independência. A data é um momento que atrai milhares de pessoas aqui para a avenida para verem nossas tropas e as Forças Armadas. O evento é um momento para celebrar e rememorar a lembrança dos heróis da pátria que contribuíram para isso e os que ainda estão na ativa tornando sólida e firme a independência do Brasil", ressaltou.
Entre outras autoridades presentes na Tribuna de Honra, estavam o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida; o Comandante Geral da PM-PI, Scheiwann Lopes; representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fábio Novo, além de secretários do Executivo Estadual e Municipal.
Sociedade prestigia o momento
O maqueiro Marcos Ferreira, que também estava presente no desfile, levou o filho de apenas dois anos para celebrar o momento. Ele relatou a importância de estar no evento e em como isso ressalta o amor pela pátria ao pequeno filho desde o início da vida.
"É um momento único. Estamos retornando agora tudo novamente e trazer as crianças para verem e aprenderem com isso, sobre o que é a pátria. As crianças e jovens precisam desde cedo [ver o desfile]. É o futuro do nosso Piauí", disse Marcos Ferreira.
Paulo Vaz, diácono permanente da Arquidiocese de Teresina, disse ao O Dia que voltou a ver o desfile cívico-militar depois de dez anos. Para ele, o momento é tido como o reavivamento da paixão pela pátria brasileira.
"Já está com um bom tempo que eu não vinha. Estou retornando agora. É a mesma beleza que eu via antigamente. Após dez anos eu estou vendo o desfile novamente, e de lá para cá mudou a organização, que está bem melhor, com mais participação do público. O patriotismo é o mesmo, de retornar aquela paixão de participar e acompanhar", relatou o diácono.