Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oito internos do Centro Educacional Masculino são presos suspeitos de pertencerem a facções

Os oito homens - que já são maiores de idade, mas ainda cumpriam medidas socioeducativas no CEM - foram presas e encaminhadas para a sede do DRACO.

18/04/2024 às 07h37

Na tarde desta quarta-feira (17), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), cumpriu mandados de prisão preventiva de oito maiores de idade que estavam cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado na zona norte de Teresina. As ações da polícia fazem parte da operação DRACO 108.

Internos do CEM presos pela Draco 108 - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Internos do CEM presos pela Draco 108

Os indivíduos presos haviam entrado no CEM ainda menores de idade, atingiram a maioridade e continuaram cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino. O coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, afirmou que a investigação desses suspeitos teve início após um motim realizado no Centro Educacional Masculino no mês de março deste ano. 

Conseguimos identificar essas pessoas como sendo membros de uma organização criminosa que atua na capital, representamos por algumas medidas que foram deferidas pelo Poder Judiciário, com o parecer favorável do Ministério Público e hoje deflagramos essa operação em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (Sasc)", afirmou o delegado Charles Pessoa.

Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco

As investigações apontam que os presos tiveram participação direta na última rebelião realizado no CEM, que aconteceu em março deste ano. Na rebelião, 10 internos conseguiram fugir no local após pularem o muro. Segundo informações do 9º Batalhão da Polícia Militar, os internos conseguiram acesso a várias áreas do estabelecimento e empreenderam fuga. Os educadores de plantão perceberam a movimentação e acionaram a polícia. 

Após deixarem o local, os internos chegaram a invadir residências nas proximidades. A busca pelos menores começou com os educadores e prosseguiu com a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar. Três adolescentes e dois agentes socioeducativos ficaram feridos e precisaram de atendimento durante a fuga. A pasta responsável pelo Centro Educacional Masculino (CEM) disse que apura se houve falha na segurança do local

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.