A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou na última sexta-feira (22) a operação “Zero Grau” III, cujo objetivo era reprimir ações dos chamados “rolezinhos” em Teresina. Até a tarde de ontem (25), a ação culminou na prisão de cinco pessoas e apreensão de 22 motocicletas em várias regiões da capital.
LEIA TAMBÉM
Em três dias de operação, as forças integradas de Segurança conseguiram cumprir ainda 18 mandados de busca e apreensão, bem como apreensão de celulares com restrições de furto e roubo. O "rolezinho" se configura pela reunião de várias pessoas em motocicletas realizando passeata em via pública. Na maioria das vezes, os participantes fazem acrobacias nos veículos, além da produção de barulhos fora do comum após adulteração veicular.
Dados da operação destacaram também que a Justiça do Piauí concedeu liminarmente o pedido de exclusão de 38 contas das redes sociais, Instagram e Facebook, com associação à prática do “rolezinho” em Teresina.
"O afastamento de sigilo telemático auxiliará na identificação dos autores e a exclusão dos perfis se mostra ferramenta que sobremaneira coibirá a promoção do evento e a possibilidade de adesão de novos membros a essa prática delitiva", diz trecho da decisão judicial.
Além da SSP-PI, a operação “Zero Grau” contou ainda com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública e apoio do policiamento aéreo através do helicóptero da Polícia Militar.