Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Retrospectiva 2023: relembre os casos policiais que marcaram o ano no Piauí

O estado do Piauí foi palco de uma série de casos que capturaram a atenção da população, deixando marcas profundas na memória coletiva.

23/12/2023 às 17h45

23/12/2023 às 17h48

No decorrer de 2023, o estado do Piauí foi palco de uma série de casos que capturaram a atenção da população, deixando marcas profundas na memória coletiva. Este ano foi marcado por uma intensa atividade policial que abrangeu desde crimes violentos até investigações complexas. Nesta retrospectiva, relembraremos os casos que mais repercutiram e chamaram a atenção dos piauienses. Confira a seguir:

Aeronave roubada de aeroclube em Teresina

No dia 14 de janeiro deste ano, criminosos fortemente armados invadiram o Clube do Ultraleve do Piauí e roubaram um avião monomotor, modelo Cessna 206. A aeronave, avaliada em R$ 2 milhões, pertencia ao médico Jacinto Lay. Oito dias depois, o veículo roubado caiu na zona rural do município de Juara, que fica a 638km de Cuiabá (MT). Três pessoas foram conduzidas para a delegacia do município, suspeitas de dar apoio logístico para a tripulação da aeronave.

Durante as investigações, a polícia concluiu que o avião monomotor estava sendo utilizado por um cartel boliviano para tráfico internacional de drogas. No mês de março, 17 pessoas chegaram a ser presas pelo crime após cumprimento de mandado de prisão. A investigação apontou ainda que o filho do piloto de Jacinto Lay ajudou no roubo do avião. Já em maio, um homem identificado como Lucas Marciel Pereira da Silva, considerado o principal articulador do roubo, foi preso.

Aeronave foi roubada de dentro do aeródromo em Teresina - (Reprodução) Reprodução
Aeronave foi roubada de dentro do aeródromo em Teresina

Caso Janaína

Em 2023, um dos casos que mais chocou a população definitivamente foi o estupro e assassinato da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, que tinha apenas 22 anos de idade. A jovem foi brutalmente morta após ter sido violentada em uma sala de aula da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 27 de janeiro deste ano. O autor do crime é Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, que foi preso horas após a garota ter sido encontrada morta.

Indiciado pelos crimes de estupro, homicídio com duas qualificadoras, fraude processual e vilipêndio a cadáver, Thiago foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão no dia 30 de setembro, após ter tido seu julgamento adiado por duas vezes. A pena, menor do que esperada pela acusação, causou revolta na família, amigos, estudantes e em toda a população. O caso repercutiu nacionalmente.

Janaína Bezerra foi brutalmente assassinada dentro de uma sala de aula na UFPI - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Janaína Bezerra foi brutalmente assassinada dentro de uma sala de aula na UFPI

Estudante de medicina morta durante tentativa de assalto

Em fevereiro deste ano, uma estudante de medicina chamada Flávia Cristina Wanzeler Sampaio, de 23 anos, foi morta a tiros durante uma tentativa de assalto na Avenida Homero Castelo Branco, zona leste de Teresina. A jovem e seu namorado estavam dentro de um carro quando foram abordados por três criminosos. Ao tentar reagir ao assalto, Flávia foi atingida por um disparo na altura do ombro. Apesar de ter sido socorrida, a vítima não resistiu aos ferimentos.

Após o crime, os suspeitos fugiram, mas foram localizados horas depois. Durante as investigações, a polícia concluiu que o carro utilizado para praticar o assalto era roubado. Um empresário chegou a ser preso acusado de ter encomendado o roubo de um carro do mesmo modelo do veículo de Flávia Cristina.

O julgamento dos presos, identificados como Antônio Cleison Barbosa Silva, Francisco Emanoel dos Santos Gomes e Denilson Weviton Santos Nicolau, ocorreu quatro meses após o crime.

Flávia Wanzeler foi assassinada durante um assalto em Teresina - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Flávia Wanzeler foi assassinada durante um assalto em Teresina

Ameaças de massacre em escolas

No início de 2023, incidentes de violência e ataques em escolas se tornaram mais frequentes em todo o Brasil. No Piauí, a repercussão desse tipo de violência trouxe à tona diversos casos envolvendo ameaças de massacres em escolas. Em Teresina, um garoto de 13 anos foi apreendido após ameaçar colegas de classe com um revólver calibre 38 em uma escola do bairro Dirceu. Outros dois menores de idade foram detidos suspeitos de serem os autores de mensagens com ameaças contra uma escola na zona Norte da capital.

Devido ao números de ocorrências, as forças de segurança, bem como as secretarias estaduais e municipais de educação tomaram diversas medidas para proteger alunos e professores, como a intensificação de rondas no entorno das escolas e a instalação de câmeras de seguranças e botões de pânico nas instituições.

Ameaças de ataques em escolas levou a polícia a reforçar a segurança nas unidades de ensino - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Ameaças de ataques em escolas levou a polícia a reforçar a segurança nas unidades de ensino

Tentativa de assalto a coronel causou uma série de eventos trágicos

Em abril, uma tentativa de assalto a um coronel da Polícia Militar em Teresina, chamado R.R Lacerda, resultou em diversos acontecimentos trágicos na capital. Durante a abordagem criminosa, que aconteceu na Avenida Duque de Caxias, zona norte de Teresina, o coronel foi baleado. Mesmo ferido, ele conseguiu dirigir até o Hospital da Polícia Militar, onde foi atendido em caráter de urgência.

Após o crime, policiais militares saíram em busca dos possíveis suspeitos. As abordagens terminaram com dois jovens mortos na Vila Mocambinho, também na zona norte. Segundo a polícia, a morte foi resultante de uma troca de tiros, mas a família nega que os homens mortos teriam armas ou envolvimento com a criminalidade.

A morte dos jovens causou reviravolta na zona norte capital. Em protesto, homens encapuzados e armados atearam fogo em um ônibus coletivo no bairro Mocambinho. Eles obrigaram os passageiros a descerem e incendiaram o coletivo. À época, cinco ônibus foram incendiados. Os suspeitos do crime chegaram a ser presos durante operação da Polícia Civil.

Ônibus foi incendiado no Mocambinho após tentativa de assalto a coronel da PM - (Reprodução/Whatsapp) Reprodução/Whatsapp
Ônibus foi incendiado no Mocambinho após tentativa de assalto a coronel da PM

Chacina em Baixa Grande do Ribeiro

Quatro pessoas foram mortas em uma chacina que ocorreu no município de Baixa Grande do Ribeiro, no dia 23 de abril deste ano. O crime, que chocou a região, tirou a vida de três pessoas da mesma família. As vítimas foram identificadas como Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, os filhos Luiz Antônio Dalcin, de 34 anos, e Gustavo Dalcin, de 36 anos, além do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos. Eles foram assassinados com vários disparos de arma de fogo dentro de uma residência.

De acordo com as investigações, o crime aconteceu por vingança. Um dos suspeitos de terem atirado foi preso dias após a ocorrência. Já o mandante do crime, identificado como Jhon Lennon dos Santos Abreu, foi preso no dia 4 de maio no Distrito Federal (DF). Ele chegou a ser solto devido ao fato de que a prisão preventiva não foi renovada a tempo pela Justiça. Um mês depois, em junho, ele foi preso novamente, dessa vez em São Luís do Maranhão.

Recentemente, Jhon Lennon dos Santos Abreu foi julgado e condenado a 22 anos de prisão, porém por outro crime, que teria sido cometido em 2018.

Chacina chocou a população de Baixa Grande do Ribeiro - (Foto: Reprodução / Redes Sociais) Foto: Reprodução / Redes Sociais
Chacina chocou a população de Baixa Grande do Ribeiro

Estudante de direito agredida por namorado, filho de delegado, em Teresina

Em maio, a estudante de direito Victoria Soares, de 23 anos, foi agredida pelo namorado Matheus Victor, filho de um delegado, em Teresina. Nas redes sociais, a vítima divulgou seu rosto ensanguentado após a agressão, que aconteceu em seu apartamento na zona leste da capital. Em seus relatos, a estudante contou que já tinha sido agredida anteriormente. Para fugir de mais uma agressão, Victoria cogitou até mesmo se jogar da sacada do prédio.

A vítima contou que o ex-namorado monitorava seu celular por motivos de ciúmes. Ao lembrar das agressões, Victoria destaca que, no início, achava os ataques de ciúmes de Matheus normais em um relacionamento. Porém, foram se agravando com o tempo. A estudante foi agredida várias vezes, mas só registrou queixa duas vezes.

Victória Soares foi agredida pelo então namorado, filho de um delegado da polícia do Piauí - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Victória Soares foi agredida pelo então namorado, filho de um delegado da polícia do Piauí

Criança de 12 anos morre após ônibus escolar tombar em José de Freitas

Em setembro, um grave acidente envolvendo um ônibus escolar causou a morte de Érica Pereira da Costa, de 12 anos. O acidente ocorreu próximo às comunidades Tinguis e Porteira Velha, em José de Freitas. O ônibus, que estaria levando estudantes de uma escola municipal da zona rural, tombou quando transitava em uma curva. A menina veio a óbito devido à gravidade dos ferimentos.

Na época em questão, o condutor do ônibus chegou a se apresentar na Central de Flagrantes do município, mas foi liberado. Ao todo, 21 pessoas, entre crianças e adolescentes, foram transferidas para o HUT no dia do acidente. Algumas crianças tiveram que passar por cirurgia e nenhum outro óbito foi confirmado.

Ônibus escolar com crianças tombou em José de Freitas - (Reprodução/Whatsapp) Reprodução/Whatsapp
Ônibus escolar com crianças tombou em José de Freitas

Assassinato da blogueira Samynha

No dia 1º de outubro ocorreu o assassinato de Samynha Silva, uma blogueira que residia em Teresina. Samynha foi morta com seis tiros após ser perseguida quando saía de um clube no fim da tarde. Ela foi atingida com disparos na cabeça, nos braços, nas pernas e na região das nádegas. O crime aconteceu na Avenida João XXIII e a blogueira estava acompanhada de duas amigas.

Meses depois de seu assassinato, os culpados ainda não foram localizados. Para a polícia, ficou claro que o alvo era Samynha. As amigas de Samynha conseguiram sair vivas da emboscada. Elas foram ouvidas pela Polícia Civil e informaram as características físicas dos indivíduos que as perseguiam. Ambas estavam juntas em um clube da zona Leste da capital antes do ocorrido.

Samynha Silva foi assassinada ao sair de um clube em Teresina - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Samynha Silva foi assassinada ao sair de um clube em Teresina

Criança de 4 anos morta por prima em Uruçuí

Ainda em outubro, uma menina de cinco anos morreu após ser espancada em Uruçuí. A pequena Maria Eduarda de Sousa faleceu após sofrer traumatismo craniano. No início das investigações, acreditava-se que a criança tinha sido morta pela tia, Jéssica Paes, que chegou a ser presa pelo crime. No decorrer do inquérito, a polícia concluiu que Maria Eduarda na verdade foi morta pela prima, filha de Jéssica.

A adolescente foi indiciada por crime análogo à lesão corporal seguida de morte, fraude processual e maus-tratos. Já a sua mãe foi indiciada por maus-tratos, por saber das agressões, e fraude processual. Jéssica Paes teve a prisão preventiva decretada e continua presa na delegacia de Uruçuí.

Criança foi assassinada pela própria prima em Uruçuí - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Criança foi assassinada pela própria prima em Uruçuí

Mulher esfaqueada por ex-marido no Parque Piauí, em Teresina

Joana D'ark de Alencar foi esfaqueada pelo ex-marido na manhã do dia 7 de dezembro, enquanto esperava seu estabelecimento de trabalho abrir. O crime aconteceu na avenida Marechal Juarez Távora, no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. O criminoso, identificado como Eduardo Alves da Luz, desferiu cerca de 12 facadas contra a ex-mulher. Apesar dos ferimentos, ela sobreviveu.

Quatro dias depois, o acusado se entregou à polícia. Ele teve a prisão preventiva decretada. O caso segue sendo investigado pelo Núcleo de Feminicídio da DHPP.

Mulher foi esfaqueada pelo ex-marido no Parque Piauí - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Mulher foi esfaqueada pelo ex-marido no Parque Piauí