A 22ª Parada da Diversidade de Teresina está marcada para o dia 15 de junho e será um momento de celebração e luta pelos direitos LGBTQIAP+. Durante reunião realizada nesta quarta-feira (5), o Grupo Matizes, a Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) definiram um esquema de segurança e organização do trânsito.
O plano de segurança prevê a atuação de um efetivo de 100 policiais militares desde a concentração até o encerramento dos shows. Além disso, o Grupo Matizes contratará seguranças particulares para reforçar a proteção dos participantes. A segurança aérea será garantida com o sobrevoo de um helicóptero da PM, e uma Delegacia Móvel estará disponível para o registro de eventuais ocorrências.
A STRANS será responsável pelo disciplinamento do trânsito, incluindo a interdição de vias para assegurar a segurança dos participantes. Uma das medidas adotadas é a proibição da entrada de recipientes de vidro na área do evento, tanto por parte dos barraqueiros quanto dos participantes.
A fiscalização será realizada pela SDU e pela Guarda Municipal, com revista na entrada da área cercada ao redor do estacionamento da Ponte Estaiada. Caso sejam encontradas garrafas de vidro, os recipientes serão recolhidos.
Marinalva Santana, vice-coordenadora do Matizes, destaca que os participantes podem levar coolers ou outras caixas térmicas, desde que não contenham recipientes de vidro. A semana do Orgulho de Ser também contará com uma série de atividades, incluindo palestras, exposições, oficinas, saraus e lançamentos de livros, que ocorrerão na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O tradicional percurso da Parada da Diversidade começará na Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, e seguirá até o estacionamento da Ponte Estaiada, onde acontecerão shows com atrações locais e nacionais. O evento é uma manifestação de luta contra qualquer tipo de discriminação, promovendo o respeito à diversidade e reforçando o debate sobre a importância de políticas afirmativas.
A grande atração musical do evento será o cantor Edson Cordeiro, que apresentará a turnê comemorativa dos 25 anos do projeto "Disco Clubbing", trazendo clássicos da disco music.
Marinalva Santana enfatiza a importância da Parada da Diversidade como um momento de afirmação e luta pelos direitos humanos e contra a homofobia. "Já são mais de duas décadas de luta contra a homofobia e em defesa dos direitos humanos ao público LGBTQIAP+”, afirmou.
________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.