Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Petistas de Teresina querem reunião e rejeitam chegada de vereadores

Hoje fazem parte da federação os vereadores do PT, Deolindo Moura, Dudu e Elzuila Calisto. Pelo PV a vereadora Pollyana Rocha completa a bancada da federação.

14/02/2024 às 10h11

O clima segue instável nos corredores do Partido dos Trabalhadores de Teresina. Membros da legenda que são pré-candidatos a vereador na capital rejeitam a filiação de vereadores que poderiam retirar espaços de militantes históricos da sigla. Nos bastidores é dada como certa a filiação dos vereadores Venâncio Cardoso (PSDB), Gustavo de Carvalho (PSDB) e Joaquim Caldas (MDB), o que poderia elevar para sete parlamentares com mandato na federação.

Uma conta que dificultaria o caminho para lideranças do movimento petista. Até o momento dez pré-candidatos do PT teriam que desistir por não haver espaço na chapa, com a chegada dos três vereadores esse número chegaria a 13.

Primeiro suplente do PT nesta legislatura, o ex-vereador Décio Solano criticou a possível chegada de vereadores ao partido.

Essa decisão tem que ser coletiva, escutando os 34 pré-candidatos que estão dispostos a enfrentar as urnas no PT. Essas pessoas já vem fazendo o seu trabalho e não podem ser surpreendidas com a chegada de um grupo grande com mandato, que tem estrutura de fazer campanha. Acho que o partido precisa se fortalecer, mas isso tem que ser uma decisão coletiva respeitando a todos”

Décio Solano Suplente do PT
Décio Solano membro histórico do PT - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Décio Solano membro histórico do PT

Hoje, fazem parte da federação os vereadores do PT: Deolindo Moura, Dudu e Elzuila Calisto. Pelo PV, a vereadora Pollyana Rocha completa a bancada da federação.

Décio Solano defendeu que uma reunião com todos os nomes seja realizada para discutir o movimento.

“Nós só temos direto a 24 nomes na federação, o PC do B três e o PV três. Atualmente, só o PT já tem 34 candidatos, teríamos que tirar quase dez nomes. Se chegar mais oito, menos pessoas que hoje são candidatos poderiam participar da chapa efetivamente. É uma decisão importante que tem urgência na definição. A minha sugestão é que seja chamada uma reunião do diretório com os 34 pré-candidatos”, concluiu.