Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PF prende homem por divulgar vídeos de estupro de vulnerável na internet em Teresina

Três vítimas de exploração sexual infantil foram resgatadas. Polícia recolheu computadores de um dos investigados.

15/05/2024 às 10h26

Foi preso nesta quarta-feira (14) pela Polícia Federal um indivíduo acusado de divulgar na internet vídeos de estupro de crianças e adolescentes aqui no Piauí. Segundo as investigações, ao longo dos últimos anos ele armazenou, compartilhou e chegou até a produzir vídeos e imagens de conteúdo de violência sexual infanto-juvenil.

A Polícia Federal não divulgou nomes nem as iniciais do preso, mas informou que a prisão ocorreu em Teresina em caráter preventivo dentro da Operação Carcará, que foi deflagrada hoje no Piauí. Além do mandado de prisão preventiva, a Polícia Federal cumpriu também um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Criminal Federal do Estado. Com este mandado a polícia apreendeu aparelhos HD de um dos investigados onde estariam armazenados mais material contendo cenas de estupro de vulnerável.

PF prende homem por divulgar vídeos de estupro de vulnerável na internet em Teresina - (Divulgação/Polícia Federal) Divulgação/Polícia Federal
PF prende homem por divulgar vídeos de estupro de vulnerável na internet em Teresina

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os agentes resgataram três vítimas de exploração sexual. Elas foram encaminhadas aos órgãos da rede de proteção.

Em nota, a PRF informou que foram colhidos fortes indícios de autoria e materialidade do crime e que o preso responderá pelos crimes de posse, compartilhamento e produção de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescente, e ainda por estupro de vulneráveis.

As penas somadas podem ultrapassar os 40 anos de prisão

Polícia Federal cumpriu mandados contra exploração sexual infantil no Piauí - (Elza Fiúza/ Agência Brasil) Elza Fiúza/ Agência Brasil
Polícia Federal cumpriu mandados contra exploração sexual infantil no Piauí

Esta não é a primeira ação de combate a crimes de abuso sexual infantil que a Polícia Federal deflagrada no Piauí. No último dia 10, duas pessoas foram presas em Regeneração e Oeiras durante duas operações que ocorreram simultaneamente para investigar a disseminação de conteúdo pornográfico infantil na internet.

As operações Degenerados e Candeia, assim como a Operação Carcará, fazem parte do calendário de ações previstos no Maio Laranja. É que neste mês se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil, no dia 18. A campanha Maio Laranja e as ações de combate a esses crimes têm o intuito de visibilizar o assunto.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.