Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piso da enfermagem: FMS lança edital para regularização de contratos com clínicas de hemodiálise

Segundo o Senatepi, as clinicas de hemodiálise se enquadram nos critérios estabelecidos para repasse federal, mas não estavam recebendo os valores devidos

28/06/2024 às 14h35

28/06/2024 às 14h35

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou a regularização dos contratos com clínicas de hemodiálise, o que permitirá o pagamento do piso salarial da enfermagem. O anúncio foi feito na quinta-feira (27), durante a abertura da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Segundo Ítalo Costa, presidente da FMS, “será lançado o edital de chamamento público para as clínicas de hemodiálise, para regularização dos contratos e consequentemente do repasse do piso da enfermagem para os trabalhadores desses estabelecimentos”.

FMS lança edital para regularização de contratos com clínicas de hemodiálise - (Ascom Sesapi) Ascom Sesapi
FMS lança edital para regularização de contratos com clínicas de hemodiálise

O piso salarial da enfermagem foi instituído em agosto de 2022 pela Lei Federal nº 14.434 e regulamentado em abril deste ano pela Portaria nº 271/2024. A legislação assegura o repasse do piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras que trabalham em clínicas privadas com no mínimo 60% de atendimento pelo SUS.

Erick Riccely, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi), explicou que as clínicas de hemodiálise atendem 100% pelo SUS, enquadrando-se na decisão do STF que obriga o complemento vindo da União. No entanto, até então, o pagamento do piso salarial não estava sendo realizado devido a questões burocráticas.

“As clínicas alegaram que não pagavam os profissionais porque não tinham recebido o complemento da FMS, que por sua vez dizia que a documentação necessária não havia sido enviada. Ficamos no meio desse impasse, mas, após nossas denúncias, conseguimos que a situação fosse ajustada”.

Erick RiccelyPresidente do Senatepi
Erick Riccely, presidente do Senatepi - (Tarcio Cruz/ O DIA) Tarcio Cruz/ O DIA
Erick Riccely, presidente do Senatepi

Com a divulgação do edital de chamamento público, espera-se que a regularização dos contratos seja concluída em breve. Após a documentação regularizada, a expectativa é que os pagamentos sejam efetivamente realizados.

_____________________________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.