A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25) a Operação Subversivos, para desarticular um grupo criminoso oriundo de Santa Catarina, responsável por prejuízos milionários à Caixa Econômica Federal. Os criminosos realizavam arrombamentos em caixas eletrônicos em cidades do interior do Piauí e em outros estados do Brasil. Ao todo, três pessoas foram presas, sendo que dois destes são policiais militares.
LEIA TAMBÉM

Um dos policiais foi preso preventivamente, sendo que o outro PM envolvido foi preso temporariamente. De acordo com as apurações, os envolvidos faziam uso de ferramentas elétricas de corte e outros instrumentos para violar terminais de autoatendimento e subtrair valores expressivos. Os agentes públicos, valendo-se dos cargos que ocupavam, teriam fornecido informações privilegiadas para facilitar a ação do grupo e garantir o sucesso dos crimes em, pelo menos, cinco ações criminosas no estado.

Além das prisões, foram cumpridos ainda três mandados de busca e apreensão em Teresina e Altos, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Piauí. A ação de hoje conta com o apoio do Batalhão de Operações Especiais – BOPE e da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí e é um desdobramento da Operação Muros Baixos, deflagrada há aproximadamente 45 dias. Na ocasião, foram presos dois suspeitos que planejavam ataques a caixas eletrônicos no município de Altos e outras cidades da região metropolitana de Teresina, durante o período carnavalesco.
As apurações das investigações indicaram que o grupo pode estar envolvido em pelo menos cinco ataques a instituições financeiras, tanto no Piauí quanto em outros estados, sempre utilizando ferramentas elétricas de corte para violar os caixas eletrônicos. A Operação Muros Baixos foi um desdobramento de investigações iniciadas após a prisão de quatro homens em maio de 2023, suspeitos de arrombar uma agência da Caixa Econômica Federal no município de Altos.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.