Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PRD vai brigar para a vaga ser de Graça Amorim, diz Markim Costa

O partido defendeu que foi Graça Amorim quem acionou à Justiça e que ela trocou de partido durante a janela partidária

07/05/2024 às 15h14

O vereador Markim Costa, presidente municipal do PRD, afirmou nesta terça-feira (7) que o partido entrará na disputa para que a vaga do vereador Leonardo Eulálio (PL), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fique com a suplente de vereadora Graça Amorim.

O parlamentar alegou que foi ela quem acionou a Justiça na contestação das supostas candidaturas laranjas na chapa proporcional do Partido Liberal na eleição de 2020. Markim Costa defendeu que mesmo após a troca de partido, Graça é quem tem o direito de assumir.

“Entendemos que a vereadora Graça Amorim mudou na época da janela partidária. Ela mudou de acordo com à Justiça. A gente entende que essa vaga pertence a vereadora Graça que foi quem provocou essa ação. Esperamos que a Justiça seja feita e essa vaga venha para a Graça e isso fortaleça ainda mais os quadros do PRD. Já temos sete e iriamos para oito vereadores”, disse.

Vereador Markim Costa - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Vereador Markim Costa

O impasse existe porque a contestação de Graça Amorim aconteceu quando ela ainda estava no Progressistas, partido pelo qual ela disputou em 2020. Durante a janela partidária deste ano ela se filiou ao PRD. O diretório estadual do Progressistas agora alega que a vaga pertence ao partido.

Cassação de Leonardo Eulálio

A ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou a revogação do mandato do vereador Leonardo Eulálio (PL) e dos suplentes eleitos pelo partido no pleito de 2020 por violação da cota de gênero. A decisão da magistrada ocorreu após uma ação movida pelo Partido Progressistas (PP) e pela suplente de vereadora Graça Amorim, que alegou o uso de candidaturas fictícias pelo PL para contornar a exigência da cota de gênero.

Com a decisão, o único vereador eleito pela agremiação, Leonardo Eulálio, perde o mandato, bem como os suplentes e os demais votos angariados pela legenda, que a partir de agora tornam-se nulos perante a Justiça Eleitoral.

______________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.