Um princípio de incêndio atingiu a residência do cantor Leo Cachorrão, no bairro Vale Quem Tem, zona Leste da capital. O fogo teria iniciado em um botijão de gás que estava do lado de fora da residência; um lacre do botijão teria se rompido. No momento, o cantor não estava em casa. Mas as chamas foram logo percebidas pelos vizinhos, acionaram o Corpo de Bombeiros do Piauí.
Como o cantor não estava em casa, os vizinhos pularam o muro e abriram o portão, e iniciaram o controle das chamas. Imagens gravas por populares mostram os vizinhos utilizando mangueiras para tentar controlar o fogo, com as chamas atingindo uma altura considerável, próximo ao teto. Quando o Corpo de Bombeiros chegou os moradores já haviam controlado as chamas.
Felizmente, segundo o Corpo de Bombeiros, as perdas foram pequenas: apenas o botijão de gás, uma máquina de lavar e uma parte do teto que foi atingida pelo fogo. Após o incidente, Leo Cachorrão foi informado da ocorrência e retornou para a casa para avaliar os estragos. Nas redes sociais,o cantor tranquilizou os fãs e reforçou que os danos foram poucos.
Deixar o gás de cozinha do lado de fora da residência é mais seguro, diz Corpo de Bombeiros
É de responsabilidade do Corpo de Bombeiros fiscalizar e certificar as instalações de gás tanto residenciais quanto em estabelecimentos comerciais. Os especialistas afirmam: botijões e centrais de gás de cozinha não devem ser instalados dentro das residências e restaurantes, mas sim na área externa e a uma distância segura. Isso, porque se houver vazamento, instalações internas facilitam o confinamento do gás, o que aumentam a chance de explosão.
É o que explica o primeiro sargento do Corpo de Bombeiros de Teresina, Pedro Augusto Rafael. “Normalmente os incêndios em residências são causados na cozinha por maus uso do gás, do fogão ou de equipamentos elétricos. O ideal seria que o gás não ficasse na cozinha, mas sim do lado de fora, porque caso haja esse vazamento, ele não corre o risco de ficar confinado e dar explosão. Deve-se também verificar se na instalação não está tendo nenhum vazamento e, em caso de identificar cheiros estranhos, acionar imediatamente bombeiros ou a própria empresa que instalou o gás”, diz Pedro Rafael.
Ele orienta as pessoas a evitar ligar equipamentos elétricos e até mesmo acender a luz caso sintam cheiro de gás vazamento. Qualquer centelha pode levar a uma explosão. Outras medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar vazamento de gás e eventuais explosões incluem verificar sempre a data de validade das mangueiras, evitar deixar a mangueira do botijão de gás enrolada e não aproximar tanto o botijão do fogão por conta do calor que o eletrodoméstico libera ao ser usado.
________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.