Nesta terça-feira (13), o vereador Antônio José Lira (Republicanos) afirmou que a administração pública da capital está enfrentando alguns problemas pontuais junto a Universidade Federal do Piauí (UFPI) quanto à construção da Ponte João Claudino Fernandes, popularmente conhecida como Ponte da UFPI, localizada no bairro Água Mineral, zona Norte da cidade.
O parlamentar, que também é líder do prefeito Dr. Pessoa na Casa, relatou que a gestão passada havia firmado parceria com a instituição federal de ensino para a construção do empreendimento de mobilidade urbana, entretanto, novas exigências da IES estão por acarretar atraso no andamento das obras.
Dentre um dos pontos citados por Antônio José Lira está ainda a finalização da Avenida Ulisses Marques. A via, que inicia no bairro Planalto, zona Leste de Teresina, teria como finalização uma rotatória na futura ponte, mas por outras exigências ainda não foi finalizada.
“A Ulisses Marques ela tem 5,3 KM, sendo 5 KM já executados. 350 metros é uma rotatória para ter acesso à ponte da água mineral. Agora com a Ordem de Serviço praticamente marcada pelo superintendente da SAAD Leste nós tivemos a informação de outras exigências por parte da UFPI”, explicou.
Por sua vez, o vereador informou que as tratativas estão em andamento, mas que o problema terá que se resolver para a continuidade do empreendimentro.
"O prefeito está dialogando. O importante é que a Obra de Serviço será dada, mas a universidade veio pedir várias outras contrapartidas", pontuou.
Outro lado
O PortalODia.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Universidade Federal do Piauí para maiores informações acerca das novas exigências citadas. Entretanto, até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Entenda o caso
A obra da Ponte João Claudino, conhecida como Ponte da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve sua entrega adiada para Junho de 2024. Inicialmente, a nova ponte estava prevista para ser concluída em abril do próximo ano, no entanto, os serviços foram suspensos devido às fortes chuvas que vêm ocorrendo em Teresina nos últimos três meses.
A ponte que vai homenagear o empresário João Claudino Fernandes foi iniciada ainda em 2020, mas enfrentou problemas com a antiga empresa contratada, que desistiu do projeto, o que acabou paralisando os serviços.
Após a nova licitação, assinada em janeiro deste ano, a obra ficou sob responsabilidade da empresa Consórcio Construtor Teresina. Até agora, apenas 17% dos serviços foram concluídos.
A ponte da UFPI deve custar em torno de R$ 41 milhões e fará ligação entre os bairros Água Mineral, na zona Norte, à UFPI, no bairro Ininga, zona Leste de Teresina.
Com edição de Nathalia Amaral.