Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto de lei de Teresina quer proibir prática de exercícios físicos sem atestado médico

Se aprovado, o projeto poderá impactar em diversos eventos e atividades físicas que ocorrem no município.

20/12/2023 às 11h30

Um projeto de lei proposto na Câmara de Teresina tem como objetivo tornar obrigatório a apresentação de atestado médico para aqueles que desejam participar de alguma atividade física na capital. O projeto é de autoria da vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade).

Segundo o projeto, o atestado médico deverá ser apresentado, obrigatoriamente, para aqueles que desejam realizar inscrição na iniciativa pública ou privada em corridas de rua, competições esportivas, matrícula em academias, escolas de artes marciais, clubes de corridas e demais práticas de atividades físicas.

Independente da idade, sexo e peso, é preciso praticar alguma atividade física - (Arquivo / O Dia) Arquivo / O Dia
Independente da idade, sexo e peso, é preciso praticar alguma atividade física

Ainda segundo as informações, o atestado deverá ter a validade de 12 meses, podendo ser utilizado para matrícula de qualquer atividade física. A vereadora Fernanda Gomes explicou a autoria da proposição. Para ela, a cidade vive um momento em que muitas pessoas estão morrendo devido à prática da atividade física sem os devidos cuidados médicos.

Infelizmente, houveram casos na nossa cidade em que pessoas vieram a óbito ao exercerem atividades físicas. Não acomete somente idosos, mas pessoas de todas as idades. Queremos evitar que isso ocorra, pois esporte deve ser sinônimo de qualidade de vida, além de garantir os exames em dia, obtendo um diagnóstico precoce

Fernanda GomesVereadora de Teresina

A proposta aguarda análise e votação na Casa Legislativa e, se aprovado, poderá impactar em diversos eventos e atividades físicas que ocorrem no município.

Delegado morre de infarto ao participar de corrida

O delegado Menandro Pedro morreu, no dia 12 de novembro, após sofrer um infarto ao participar do Circuito Nordeste de Corridas na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o delegado afirmou que era a primeira vez que participava de uma corrida e tinha como objetivo incentivar outros idosos a praticarem exercícios físicos.

Veja o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Sinais de alerta durante exercícios físicos

O infortúnio caso do delegado Menandro Pedrou chamou atenção e serviu como um alerta, especialmente para aquelas pessoas que praticam atividade física sem orientação profissional ou não tem acompanhamento médico.

Em entrevista ao O Dia, o cardiologista Elisiário Junior cita que o infarto é uma doença trágica e que 50% dos ataques cardíacos resultam em morte súbita, ou seja, ocorre até uma hora após o início dos sintomas. É uma doença que evolui de forma silenciosa, sobretudo por ser negligenciada por parte dos pacientes, sendo o infarto sua primeira manifestação. Clique aqui e confira todas as recomendações necessárias antes de praticar alguma atividade física.