Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quase 30 vítimas de acidente de moto são atendidas por dia no HUT

Em maio, 904 motociclistas foram atendidos no HUT após acidentes de trânsito

24/06/2024 às 14h34

24/06/2024 às 14h34

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou um aumento no número de atendimentos em maio, totalizando 5.676 casos, o maior desde dezembro de 2016. Acidentes de trânsito envolvendo motociclistas foram os mais frequentes, com 904 atendimentos, uma média de quase 30 por dia.

Quase 30 vítimas de acidente de moto são atendidas por dia no HUT - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Quase 30 vítimas de acidente de moto são atendidas por dia no HUT

A alta de atendimentos no último mês coincide com o período da campanha de conscientização contra acidentes de trânsito, o Maio Amarelo. Dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) do Piauí revelam que 95% das vítimas de colisões entre veículos são motociclistas de 18 a 59 anos.

Já entre os pacientes atendidos no HUT em consequência de acidentes de trânsito, observa-se uma predominância do sexo masculino, que representam 74% dos casos, com a faixa etária mais afetada entre 21 e 60 anos.

Outros dados apurados pelo Portal O Dia apontam que, no primeiro trimestre deste ano, 40,5% dos motociclistas atendidos pelo HUT necessitaram de internação. Durante esse mesmo período, foram realizados 748 procedimentos cirúrgicos e 159 procedimentos clínicos em pacientes vítimas de acidentes de moto.

Mal súbito é a segunda principal causa de atendimento no HUT

Em segundo lugar, os casos de mal súbito totalizaram 685 atendimentos. O mal súbito está diretamente relacionado com problemas cardíacos. Em entrevista ao O Dia, o diretor do Hospital Universitário e cardiologista, Dr. Paulo Márcio, destaca a importância de pessoas com mais de 40 anos realizarem avaliações cardíacas anualmente e, assim, descartar a possibilidade de uma doença cardiovascular.

“Está comprovado que quem faz avaliação cardíaca vive mais e vive melhor. Quem se ama, se cuida. Com esses exames, nós testamos o coração da pessoa e assim damos uma maior garantia e segurança a ela”, aponta.

Além dos acidentes de moto e mal súbito, o HUT também atendeu a diversos outros casos, como corpo estranho no olho, dor no ouvido e dor no olho, que ocuparam o terceiro, quarto e quinto lugar respectivamente.

_______________________________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.