Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Que seja abençoado”, diz arcebispo de Teresina sobre o Papa Leão XIV

Dom Juarez Marques manifestou alegria com a mensagem de unidade passada pelo novo líder da Igreja Católica.

08/05/2025 às 16h16

O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, comentou a escolha do novo Papa Leão XIV nesta quinta (08) no Vaticano e desejou bendições ao novo líder da Igreja Católica. Chefe da Igreja na capital piauiense, Dom Juarez manifestou alegria com o novo pontífice e pediu que o Povo de Deus o acolha.

“Nosso coração está alegre, cheio de satisfação e aberto para acolher o novo Papa Leão XIV. Um Papa que fala de unidade, sobre o amor de nosso Senhor Jesus Cristo, um Papa Agostiniano, um missionário norte-americano, mas que exerceu seu ofício como Bispo no Peru. Desejo ao Papa Leão XIV que ele seja muito abençoado e confirmado neste momento por nosso Senhor Jesus Cristo”, expressou Dom Juarez Marques.

Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina

O arcebispo de Teresina espera que Leão XIV governe a Igreja de Cristo na caridade, no amor, rumo à unidade, sobretudo por ser um Papa que fala da presença de Deus entre nós. “Que possamos, com ele, caminhar juntos na unidade, construindo a paz. Estou muito feliz que ele começou falando de paz. E que pela intercessão materna e amorosa de Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Vitória, desça sob vós e a ele a bênção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo”, conclui dom Juarez.

"Novo Papa representa a esperança", diz sacerdote

O padre Isaías Pereira, sacerdote da Arquidiocese de Teresina em Roma, estava presente na Praça de São Pedro quando anunciaram o novo Papa. Ele conta que foi a maior emoção que já viveu na vida. Para o padre, o anúncio de Leão XIV foi como um sopro de esperança em meio ao luto deixado por Francisco.

"Depois que Francisco faleceu e a igreja entrou em luto, era um luto cheio de esperança. Uma esperança alegre de quem sabe que a igreja não está totalmente órfã, porque Deus não nos abandona. E quando apareceu a fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, é como se a esperança explodisse. É uma emoção que não tem como exprimir. É como se fosse um pai que estava fora e voltou para casa. É como sentir a segurança de um pai que retorna. É este o sentimento", diz padre Isaías.

Padre Isaías Pereira, sacerdote da Arquidiocese de Teresina em Roma - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Padre Isaías Pereira, sacerdote da Arquidiocese de Teresina em Roma

“Precisamos criar uma Igreja missionária para receber todos”

Em sua primeira mensagem como Papa, Leão XIV trouxe palavras de paz e unidade. Ao se intitular um Papa Agostiniano, ele agradeceu pela escolha de seu nome como 267º líder da Igreja Católica e pediu permissão para continuar com o trabalho iniciado por Francisco. O novo Papa manifestou o desejo de tornar a igreja mais presente e aberta ao diálogo.

“Precisamos tentar, juntos, ser uma igreja missionária, aberta e disposta a receber com os braços abertos todos aqueles que precisam da nossa caridade, presença e diálogo. Gostaria que esta saudação de paz entrasse no coração de todos vocês, alcançasse suas famílias, todas as pessoas, todos os povos de toda a Terra. Essa é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada. Portanto, vamos sem medo, juntos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros”, disse Leão XIV.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.