Quem mora em bairros das zonas Leste e Norte de Teresina foi surpreendido por uma queda de energia no final da tarde desta segunda-feira (13). Bairros do Centro da capital também foram afetados. A queda no abastecimento não durou mais que poucos minutos, mas foi suficiente para causar alguns transtornos.
LEIA TAMBÉM
- Apagão pode ter sido causado por falha em equipamento no Ceará, diz ONS
- Teresinenses ficaram 12h sem água após apagão que atingiu o Piauí e outros estados
- “Evento extremamente raro”, diz ministro de Minas e Energia sobre apagão no país
- Apagão que atingiu Piauí é considerado o maior desde 2009; veja o que se sabe
Semáforos ficaram danificados e até salas de aula ficaram às escuras por conta da interrupção do fornecimento. Em alguns trechos da Avenida Nossa Senhora de Fátima, o trânsito ficou confuso próximo ao horário de pico. Na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e também na Universidade Estadual (Uespi), aulas tiveram que ser interrompidas por alguns minutos em razão da queda de energia.
De acordo com a Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento e distribuição de energia elétrica no Estado, a queda de energia que afetou Teresina nesta segunda-feira (13) foi provocada por uma queimada em um terreno no bairro Tabuleta, na zona Sul. O terreno fica nas proximidades da BR-316. Por conta do aquecimento no local houve um desarme de uma linha de transmissão na Subestação de Teresina.
A Equatorial esclareceu que a queda no fornecimento de energia não durou mais que dois minutos e que logo após o problema ter sido resolvido, 83% dos clientes impactados tiveram o fornecimento restabelecido. Poucos minutos depois, 100% das áreas afetadas tiveram a energia regularizada.
A concessionária de energia fez um alerta para os riscos que queimadas causam à rede elétrica.
Confira a nota da Equatorial Piauí na íntegra
A Equatorial Piauí esclarece que, após apuração completa pelos técnicos da Distribuidora da ocorrência que gerou o desarme temporário ocorrido na tarde desta segunda (13) de um curto-circuito da Equatorial Piauí, conectado à Subestação Teresina I, foi constatado que o evento foi provocado por uma queimada sob a linha, em um terreno nas proximidades do viaduto do Bairro Tabuleta, na BR 316.
A ocorrência teve início às 16h04 desta segunda-feira (13) e durou apenas 2 minutos, com impacto em alguns bairros da zona Leste e Norte de Teresina.
A Distribuidora reforça que a prática de queimadas é crime e que causa dano ao sistema elétrico e ao fornecimento a todos os clientes da região.