Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reajuste dos servidores da educação: Com possibilidade de veto, Enzo Samuel prega diálogo

O presidente da Casa prefere não fazer projeção sobre a possibilidade dos vereadores derrubarem o veto do prefe

28/03/2024 às 14h39

28/03/2024 às 14h41

O Palácio da Cidade já deu sinais de que o reajuste de 20,8% para os servidores da Educação de Teresina deverá ser vetado. O percentual aprovado pela Câmara Municipal na semana passada é considerado pelo governo municipal muito acima dos 5% propostos pelo prefeito Dr. Pessoa.

Em entrevista ao Portal O Dia, o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara, explicou que apesar do indicativo de que a matéria deve voltar para o Poder Legislativo, ainda não há nada definido e a mesa diretora da Casa aguarda o posicionamento da gestão.

“Estamos aguardando o retorno desse processo para a Casa para que a gente possa fazer o encaminhamento o quanto antes. O que posso dizer é que Câmara está aberta ao diálogo. O que a gente espera é o findar da greve, porque todos perdem com isso. O que a gente quer é chegar em um denominador comum e resolver essa situação”, disse. 

Vereador Enzo Samuel  - (Jailson Soares / O Dia ) Jailson Soares / O Dia
Vereador Enzo Samuel

Questionado se a Câmara teria maioria para derrubar o veto de Dr. Pessoa, Enzo disse que nesse momento não é possível fazer essa projeção. “Onde há divergências acredito que o diálogo é que faça chegar a um entendimento. É um colegiado, são 29 vereadores. Minha missão é pautar para que os projetos sejam votados. Mas os vereadores estão interessado a chegar a um denominador comum”, concluiu.

O que diz a Prefeitura

Em entrevista ao Portal O Dia, o secretário de Governo da Capital, Michel Saldanha, confirmou que o reajuste está sendo analisado pela administração que terá 15 dias úteis para definir se vetará ou não o projeto. O indicativo é de veto à matéria. Segundo o gestor, a concessão do reajuste linear de 20,8%, como aprovado na Câmara, custaria mais de R$ 120 milhões por ano e inviabilizaria o aumento no salário do servidor para quase todas as outras categorias do serviço público municipal.

“A gente recebeu com bastante surpresa a alteração do projeto de lei que foi encaminhado para a Câmara Municipal que trata do reajuste dos professores. O percentual encaminhado pela gestão está acima do piso estabelecido pelo governo federal, mesmo sem aumento para os professores não haveria qualquer lesão em relação ao que foi definido pela lei federal. O prefeito tem grande apreço pelos professores e decidiu conceder esse percentual, ele trata a educação como prioridade máxima. Assim definiu esse percentual de valorização”, afirmou Michel Sandanha.

O salário dos servidores da educação de Teresina poderia chegar a quase R$ 15 mil na classe A, que possui mais títulos e tempo de serviço. Confira a tabela completa de salários dos servidores de todas as classes de professores.